Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Maduro diz ser responsável por fracasso econômico na Venezuela

Nicolás Maduro, disse ter responsabilidade no que considerou o fracasso no modelo econômico adotado por seu regime na Venezuela.

Maduro diz ser responsável por fracasso econômico na Venezuela
Notícias ao Minuto Brasil

14:17 - 02/08/18 por FolhaPress

Mundo hiperinflação

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, disse ter responsabilidade no que considerou o fracasso no modelo econômico adotado por seu regime na Venezuela, que enfrenta hiperinflação e quatro anos de recessão.

"Os modelos produtivos que até agora temos testado fracassaram, e a responsabilidade é nossa, é minha, é sua", afirmou o mandatário no congresso do Partido Socialista Unido da Venezuela, na noite de segunda-feira (30).

"Chega de choramingar, temos que produzir com agressão ou sem agressão, com bloqueios e sem bloqueios, para fazer da Venezuela uma potência. Zero lamentos, o que eu quero são soluções." A situação da Venezuela vem se deteriorando desde o fim dos 14 anos de governo de Hugo Chávez (1954-2013), em que os controles de preços e do câmbio e as expropriações haviam diminuído a produção industrial e agropecuária.

+República Democrática do Congo anuncia novo surto de ebola

Devido a isso, o governo usava as divisas do petróleo, que perfaz mais de 90% das exportações, para comprar produtos básicos. A situação, porém, começou a se tornar insustentável em 2015, dois anos após a posse de Maduro, quando os preços da commodity começaram a cair bruscamente.

Na época, diante do aumento da escassez de alimentos e remédios, o mandatário afirmou pela primeira vez que o país era vítima de uma guerra econômica e lançou um decreto de emergência para tomar medidas no setor. Em vez de abrir a economia, reforçou o controle estatal sobre os setores produtivos e de abastecimento, alguns deles geridos por militares, como os Comitês Locais de Abastecimento e Produção (Clap), programa de alimentos subsidiados dos quais depende a maioria da população pobre.

Desde 2017, o regime também passou para os militares o controle da petroleira estatal PDVSA, cujos títulos foram alvos das sanções econômicas dos EUA, assim como os papéis da dívida pública.No início do mesmo ano, Maduro havia afirmado que seria necessário um novo modelo que superasse a dependência do petróleo. Até o momento, porém, não houve mudanças significativas.

Ao mesmo tempo, a produção de petróleo vem caindo, passando de uma média de 2,4 milhões de barris de petróleo diários em 2015 para 1,5 milhão em junho passado. A deterioração da PDVSA ganhou uma nova fase no sábado (28) quando Maduro anunciou o que chamou de racionalização da distribuição de gasolina, a mais barata do mundo, hoje vendida por 6 bolívares (R$ 0,000001).

Na terça (31), ele revelou que o regime venderá mais barato a gasolina para quem leve seu veículo a um recadastramento nesta semana e tenha a chamada Carteira da Pátria. O documento vem sido exigido para a compra de alimentos e programas sociais e considerado pela oposição um método de cabresto. COm informações da Folhapress.

Campo obrigatório