Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Terremoto na Indonésia já fez mais de 140 vítimas; fotos

A maioria das mortes foram causadas pelo desabamento de habitações

Notícias ao Minuto Brasil

05:59 - 06/08/18 por Lusa

Mundo LOMBOK

Autoridades indonésias elevaram para, pelo menos, 142 o número de mortos após o forte terremoto que atingiu a ilha de Lombok, neste domingo (5), e admitiram que o balanço pode aumentar à medida que decorrerem as operações de resgate, informa o jornal Daily Mirror.

+ Queda de avião deixa cinco mortos na Califórnia

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, informou que a maioria das mortes foram causadas pelo desabamento de habitações, e disse ainda existirem centenas de feridos e danos em milhares de casas.

O terremoto de magnitude 7, com o epicentro a dez mil metros de profundidade, ocorreu uma semana após outro tremor, também na ilha turística de Lombok, que provocou 17 mortos e mais de 300 feridos.

Diversas fotos divulgadas nas redes sociais revelam escombros nas ruas de Lombok provocados pelo terremoto que critou cenas de pânico na ilha vizinha de Baliu, no aeroporto internacional. "Houve tsunamis que entraram por terra com alturas de 10 a 13 centímetros. A altura máxima calculada é de meio metro", já tinha assinalado em comunicado o porta-voz da agência. 

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registra a atividade sísmica em todo o mundo, localizou o terramoto a 2,4 quilômetros a leste de Loloan, uma localidade no norte de Lombok. O abalo sísmico ocorreu às 19:46 locais (08:46 horário de Brasília) de domingo e foi seguido por várias réplicas. A ilha de Lombok, dominada pelo vulcão Rinjani, encontra-se a leste de Bali, o principal destino turístico da Indonésia.

No dia 29 de julho, 17 pessoas morreram e 355 ficaram feridas na sequência de um terremoto de magnitude 6,4 e posteriores réplicas em Lombok, que danificou cerca de 1.500 edifícios. A Indonésia está situada no designado "Anel de Fogo do Pacífico", uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que registra cerca de 7 mil terremotos por ano, a maioria moderados. Em 2004, um terremoto na costa norte da ilha indonésia de Sumatra originou um tsunami que provocou pelo menos 280 mil mortos em 12 países banhados pelo Índico, a maioria na Indonésia. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório