Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Londres pretende pedir extradição de autores de envenenamento

Os detetives da Scotland Yard estão seguros de terem identificado os responsáveis pelo ataque

Londres pretende pedir extradição de autores de envenenamento
Notícias ao Minuto Brasil

05:25 - 07/08/18 por Lusa

Mundo Caso

O Reino Unido pretende pedir à Rússia que extradite dois supostos autores do envenenamento, em março passado, em Salisbury, sul da Inglaterra, do ex-espião russo Sergéi Skripal e da sua filha, segundo o jornal The Times. Os detetives da Scotland Yard estão seguros de terem identificado os responsáveis pelo ataque, no qual foi usado Novichok, um químico (agente de nervos) russo.

Skripal e a sua filha, Julia, foram hospitalizados várias semanas e acabaram por ter alta. Contudo, no mês passado, uma mulher de 44 anos, Dawn Sturgess, morreu depois de tocar, perto de Salisbury, num frasco de perfume contendo Novichok, enquanto o seu companheiro, Charlie Rowley, também envenenado com a mesma substância, esteve vários dias internado, mas sobreviveu.

Segundo a polícia, a garrafa com Novichok teria sido abandonada pelos suspeitos após os ataques aos Skripal e, depois, descoberta, possivelmente num parque, por Sturgess e o seu companheiro.

+ Ataque apoiado pela coligação internacional na Síria mata 28 jihadistas

De acordo com a informação publicada hoje pelo jornal britânico, os suspeitos russos teriam sido identificados a partir de um acompanhamento de câmaras de segurança e registros de pessoas que entraram no Reino Unido em março.

Detetives encarregados da investigação estão a trabalhar no pedido de extradição, embora fontes do governo tenham enfatizado que nenhuma decisão final foi tomada, segundo o jornal.

O pedido deve ser rejeitado pela Rússia, como aconteceu em 2007, quando o Reino Unido exigiu a rendição dos russos Andrei Lugovoi e Dmitri Kovtum, os dois suspeitos do envenenamento em Londres do ex-espião russo Alexander Litvinenko, que morreu depois de beber uma xícara de chá que continha polônio-210, uma substância radioativa.

Segundo o especialista em armas químicas Philip Ingram, os autores do ataque de Salisbury teriam entrado no Reino Unido com "identidades falsas".

O envenenamento dos Skripal causou uma crise diplomática entre Londres e Moscou, pois o governo britânico decidiu expulsar diplomatas russos, medida seguida pela Rússia, que exigiu a saída de diplomatas britânicos do país.

Além disso, vários países ocidentais expressaram solidariedade ao Reino Unido e tomaram medidas semelhantes.

O Reino Unido acusou diretamente a Rússia do envenenamento dos Skripal, depois de uma investigação que identificou o Novichok como uma substância de fabrico militar russo. Com informações da Lusaweb. 

Campo obrigatório