Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo japonês estuda adotar horário de verão para os Jogos de Tóquio

Yoshiro Mori, chefe do comitê organizador de Tóquio-2020, foi quem revelou à imprensa local as intenções de Abe.

Governo japonês estuda adotar horário de verão para os Jogos de Tóquio
Notícias ao Minuto Brasil

15:35 - 07/08/18 por Folhapress

Mundo Tóquio

O governo japonês está preocupado com as altas temperaturas no país nesta época do ano, e estuda criar um horário de verão só para os Jogos de Tóquio. A próxima Olimpíada será disputada entre 24 de julho e 9 de agosto de 2020.

O primeiro-ministro Shinzo Abe pediu nesta terça (7) que seu partido analise se há necessidade de implantar a mudança de horário. Yoshiro Mori, chefe do comitê organizador de Tóquio-2020, foi quem revelou à imprensa local as intenções de Abe.

+Mulheres inglesas lutam para fazer aborto em casa

Os organizadores da Olimpíada são a favor do horário de verão para os Jogos, especialmente Mori, que já foi primeiro-ministro do Japão. O dirigente afirma que a medida também ajudaria os esforços ambientais do país.

O Japão não utiliza o horário de verão há mais de 60 anos. A Coreia do Sul também não, mas adotou a prática durante a Olimpíada de Seul, em 1988. Também há a possibilidade de adiantar duas horas em vez de uma, para dar aos atletas condições menos extremas de competição.

As temperaturas em Tóquio têm passado constantemente dos 30ºC durante o verão, e a cidade próxima de Saitama bateu o recorde do país com 41ºC em 23 de julho.

Por outro lado, a população japonesa teme que o adiamento do anoitecer faça com que as jornadas de trabalho, já extensas no país, aumentem. Os habitantes do país também não estão acostumados a lidar com o período de adaptação após a mudança de horário.

Segundo o vice-presidente do comitê organizador, Toshiaki Endo, a decisão sobre a adoção do horário de verão deve acontecer durante o outono japonês, entre setembro e dezembro.

Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório