Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estônia pede explicações à OTAN após disparo acidental de míssil

Um caça espanhol participava de um exercício militar no país báltico e acidentalmente disparou um míssil durante as manobras

Estônia pede explicações à OTAN após disparo acidental de míssil
Notícias ao Minuto Brasil

19:32 - 08/08/18 por Lusa

Mundo Treino

O primeiro-ministro da Estônia pediu nesta quarta-feira (08) explicações à OTAn sobre o incidente que envolveu, na terça-feira, um caça espanhol que participava de um exercício militar no país báltico e que acidentalmente disparou um míssil durante as manobras.

"Transmiti a Jens Stoltenberg que é um incidente grave e que estamos logicamente preocupados", afirmou Jüri Ratas, citado em um comunicado do executivo de Talin, após uma conversa telefônica com o secretário-geral da OTAN.

Durante o contato com Stoltenberg, o chefe do governo estônio lembrou que "felizmente ninguém ficou ferido" e pediu que as circunstâncias deste incidente ocorrido no espaço aéreo da Estônia sejam "esclarecidas sem demora".

"A missão da OTAN contribui de forma importante na segurança da Estônia e de toda a aliança", prosseguiu Jüri Ratas, referindo ainda ter tido garantidas por parte de Jens Stoltenberg de que todos os aliados envolvidos nas manobras vão investigar o ocorrido.

+ Venezuela ordena prisão de oposicionista por suposto ataque a Maduro

O Ministério da Defesa da Espanha informou na terça-feira que o incidente em questão tinha envolvido um Eurofighter espanhol que realizava manobras de treino com aparelhos franceses na zona sudoeste da Estônia, área autorizada para este tipo de exercícios militares. O caça espanhol teria disparado acidentalmente um míssil ar-ar.

Os aparelhos que participavam nos exercícios regressaram à base aérea de Siauliai, na Lituânia, indicou o ministério espanhol, que abriu, entretanto, uma investigação para esclarecer as causas do incidente.

Os aparelhos envolvidos são dois Eurofighter da Força Aérea espanhola e dois Mirage 2000 das forças francesas.

Os exercícios que realizavam os caças espanhóis e franceses são habituais para os aparelhos destacados nesta área geográfica, que está abrangida pela missão de policiamento aéreo da OTAN nos países Bálticos, na qual participa o destacamento espanhol Vilkas Bap-47. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório