Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Equador dita emergência diante de fluxo inesperado de venezuelanos

Só na terça foram 3.200 venezuelanos atravessando a fronteira

Equador dita emergência diante de fluxo inesperado de venezuelanos
Notícias ao Minuto Brasil

22:26 - 08/08/18 por Folhapress

Mundo Migração

O governo do Equador decretou estado de emergência nesta quarta-feira (8) na cidade de Tulcán, na fronteira com a Colômbia, diante da entrada de 12 mil venezuelanos desde o início deste mês.

O fluxo inesperado começou no fim de semana, devido ao boato de que o presidente colombiano, Iván Duque, fecharia as fronteiras assim que tomasse posse, na terça (7). Até a conclusão desta edição Bogotá não havia anunciado nenhuma mudança migratória.

Segundo a Comissão de Operações de Emergência, a intenção é esvaziar a região próxima da ponte internacional de Rumichaca, na qual a fila de pessoas para atravessar tomou as duas pistas para carros.

+ Cai em 2% número de famílias apreendidas após política de Trump

Só na terça foram 3.200 venezuelanos atravessando a fronteira. As autoridades equatorianas querem evitar também que se acampe na ponte, como ocorreu nos últimos dias.O governo ainda tenta organizar com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e a prefeitura da capital, Quito, um plano de emergência.O Equador não é um dos principais países que recebem venezuelanos na América do Sul, mas faz parte da rota dos que vão para o sul do continente, principalmente Peru e Chile. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório