Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Incêndio no sul de Portugal está ‘controlado’, garante Proteção Civil

O fogo tem devastado o Algarve há uma semana

Incêndio no sul de Portugal está ‘controlado’, garante Proteção Civil
Notícias ao Minuto Brasil

09:11 - 10/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Faro

Uma semana depois, o incêndio que devastou Monchique, no Sul de Portugal, entrou em fase de resolução. As autoridades afirmaram que o fogo está "dominado".

A página da Proteção Civil indicava nesta sexta-feira (10), às 8h30 (do horário local), que 1.371 operacionais estavam no local, ajudados por 442 carros de combate e dois meios aéreos (um helicóptero e um avião).

O site ainda diz que a legenda 'em resolução' significa que é um "incêndio sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido".

Na coletiva de imprensa de balanço, feita ontem à noite, a segunda comandante operacional nacional da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, disse que o incêndio estava "globalmente estabilizado".

Segundo os dados mais recentes disponibilizados pelo Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS), este incêndio já era considerado o maior do ano em Portugal, tendo destruído cerca de 27 mil hectares.

As chamas que deflagraram na localidade de Perna Negra já provocaram 41 feridos, um deles em estado grave, obrigaram a evacuar diversos aglomerados populacionais e uma unidade hoteleira.

O incêndio começou na passada sexta-feira, dia 3, à tarde, em Monchique, no distrito de Faro, e chegou aos concelhos vizinhos de Silves, de Portimão no mesmo distrito, bem como a Odemira.

Campo obrigatório