Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Autor de ataque a Westminster é sudanês Salih Khater

Joem de 29 anos vive no Reino Unido há 5 anos, em Birmingham

Autor de ataque a Westminster é sudanês Salih Khater
Notícias ao Minuto Brasil

09:27 - 15/08/18 por ANSA

Mundo Ataque

O motorista do carro que se chocou ontem (14) contra a barreira de proteção do Palácio de Westminster, em Londres, seria Salih Khater, um jovem de 29 anos originário do Sudão, informou nesta quarta-feira (15) o jornal "Daily Telegraph".

Ex-estudante de engenharia eletrônica da Universidade de Khartoum, Khater se mudou há cinco anos para o Reino Unido e teria obtido a cidadania local, de acordo com o jornal.

+ Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799; participe

O "Daily Telegraph" também analisou as redes sociais do jovem e publicou que ele era um fã de Celine Dion, Rihanna e Eminem. Além de vídeos de música e canções, Khater costumava postar em seu Facebook fotos de mesquitas e desertos.

Em 2011, Khater se afastou por um período das redes sociais, no qual recebeu mensagens de amigos perguntando se ele estava bem.

Em novembro daquele ano, o jovem reapareceu e postou: "Prometo que não desaparecei mais e que permanecerei perto dos meus amigos. Peço desculpas pelo que aconteceu", escreveu.

A última postagem de Khater antes do atentado em Westminster foi em 17 de julho. Quatro meses atrás, ele deixou seu apartamento, em cima de uma cafeteria do bairro Sparkbrook, em Birmingham, e se mudou para a região de Hall Green. Mas o sudanês continuou frequentando a cafeteria, Brunna Intenet, até o dia em que jogou o carro contra o Parlamento britânico.

De acordo com os vizinhos, ele pagava as contas em dia, incluindo o aluguel da casa, e perdeu seu pai e seu irmão em um pequeno intervalo de meses. A polícia britânica suspeita que o jovem tenha deixado Birmingham na noite anterior e chegado a Londres uma hora antes de cometer o atentado em Westminster, na manhã de ontem (14).

As autoridades do Reino Unido creem que o jovem atropelou deliberadamente pedestres e ciclistas, em uma tentativa de atentado terrorista. Três pessoas ficaram feridas. As motivações do incidente ainda estão sendo investigadas. O jovem, que dirigia o veículo, foi preso em flagrante e agentes locais fizeram buscas em sua residência. (ANSA)

Campo obrigatório