Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Muçulmana processa polícia dos EUA por apreensão de iPhone

Autoridade não confirmou se dados que copiou do iPhone foram compartilhados com outras agências

Muçulmana processa polícia dos EUA por apreensão de iPhone
Notícias ao Minuto Brasil

20:52 - 24/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Direitos

Rejhane Lazoja é uma muçulmana norte-americana que vai levar a tribunal a US Customs and Border Protection, a polícia fronteiriça e alfandegária dos Estados Unidos. Em causa está uma apreensão de um iPhone. O caso, porém, é também de direitos.

Em fevereiro deste ano, à chegada a Newark, Rejhane Lazoja foi revistada por agentes após ter regressado aos EUA, vinda da Suíça.

A mulher viu o seu smartphone ser apreendido após ter se recusado a desbloqueá-lo para que os agentes pudessem ver o conteúdo. As autoridades fizeram também uma cópia dos dados que constavam do aparelho.

O iPhone esteve apreendido mais de 120 dias antes de ser devolvido, segundo a BBC. Quando Rejhane Lazoja o recebeu, as autoridades não conseguiram esclarecer que dados tinham recolhido nem se tinham compartilhado alguma informação com outras agências.

O processo que deu entrada num tribunal em Nova Jersey realça que o iPhone continha imagens da mulher em que esta surgia sem ter as roupas todas. O mesmo documento realça que a mulher é muçulmana e usa hijab, pelo que o fato de poder ser vista com menos roupas por homens que não são seus familiares acaba por 'ferir' a sua liberdade religiosa.

O documento diz também que o iPhone continha conversas da mulher com o seu advogado, que estão protegidas por sigilo. Para além disso, a apreensão do smartphone foi feita "sem mandado" ou suspeitas fundadas para tal.

Campo obrigatório