Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA podem retomar testes militares na Coreia do Sul

Medida visa pressionar Kim Jong-un a cumprir acordo com Trump

EUA podem retomar testes militares na Coreia do Sul
Notícias ao Minuto Brasil

14:37 - 29/08/18 por Ansa

Mundo Negociação

Os Estados Unidos podem retomar os testes militares na Coreia do Sul caso continue o impasse nas negociações de desnuclearização da Coreia do Norte. "Os Estados Unidos estão prontos a se comprometerem quando o presidente Kim [Jong-un] esteja pronto para dar prosseguimento aos compromissos assumidos na cúpula de Singapura com o presidente [Donald] Trump para uma desnuclearização completa da Coreia do Norte", escreveu o secretário de Estado, Mike Pompeo em comunicado divulgado nesta quarta-feira (29).

Na semana passada, o presidente norte-americano, Donald Trump, cancelou a viagem de Pompeo a Pyongyang por considerar que o processo de desarmamento norte-coreano não apresentava progresso suficiente, mas disse que estava "ansioso" para rever o líder norte-coreano, Kim Jung-un. A guerra comercial com a China, única aliada da Coreia do Norte, também foi apontada por Trump como motivo das poucas ações concretas de Kim.

+ De olho em eleição, Trump chama democratas de 'violentos'

"Decidimos suspender diversos testes [militares] que estavam planejados como medida de boa fé após a cúpula de Singapura, mas agora não temos nenhum plano para suspender novos exercícios" disse Jim Mattis, secretário de Defesa norte-americano, referindo-se aos testes militares na Coreia do Sul programados para o ano que vem. O exercícios são vistos por Pyongyang como uma "provocação" e haviam sido suspensos após a reunião cúpula de Singapura,, em junho passado.

No encontro, Trump e Kim se comprometeram a trabalhar conjuntamente pela desnuclearização da Península Coreana mas a Coreia do Norte deu poucos passos concretos para cumprir o acordo. No início do mês, um relatório do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que o país segue trabalhando em novos mísseis. (ANSA)

Campo obrigatório