Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Shoppings são evacuados após ameaças de bomba em Joanesburgo

As autoridades de segurança sul-africanas evacuaram hoje os dois principais centros comerciais em Joanesburgo devido a uma ameaça de bomba.

Shoppings são evacuados após ameaças de bomba em Joanesburgo
Notícias ao Minuto Brasil

14:49 - 29/08/18 por Lusa

Mundo África do Sul

O shopping center Nelson Mandela Square, em Sandton, no Norte de Joanesburgo, confirmou por meio do Twitter ter sido alvo de uma ameaça de bomba, no fim da manhã desta quarta-feira (29). 

"O Nelson Mandela Square confirma que uma das lojas recebeu hoje, 29 de agosto, uma ameaça de bomba por volta das 11h10; como medida de precaução, foi feita uma evacuação parcial da área", disse a administração do centro na rede social.

"O Nelson Mandela Square, juntamente com a Polícia Sul-Africana (SAPS, na sigla em inglês), a unidade de minas e armadilhas e os serviços de emergência, inspecionaram a área e confirmaram que não existe qualquer ameaça no local. O centro está funcionamento normalmente", garantiu.

Contactado pela Lusa, o empresário lusodescendente Charles de Olim, proprietário do restaurante "Pappas", no primeiro piso do estabelecimento, com varanda para a estátua de dois metros em bronze do líder histórico sul-africano, disse que a evacuação começou por volta das 11:30 (6h30 no horário de Brasília) e abrangeu por completo o primeiro andar do edifício, onde fica o Banco BidVest, que foi o alvo da ameaça de bomba.

"O gerente do centro, Paul Dibate, nos disse que o Banco BidVest recebeu uma ameaça de bomba pela manhã e procederam imediatamente à evacuação de todo este primeiro piso para que a polícia pudesse inspecionar o local", explicou.

+ EUA podem retomar testes militares na Coreia do Sul

"Tinha a sala cheia com clientes almoçando quando fomos obrigados a evacuar todo mundo para o largo Nelson Mandela", disse o empresário português. "Ficamos ali no largo por uma hora. Tudo correu calmamente e sem pânico, mas vai afetar o comércio para o resto do dia", contou à Lusa Charles de Olim.

O "Pappas On the Square", fundado em 1987, é um restaurante conceituado e premiado no bairro de Sandton, Norte de Joanesburgo, sede da bolsa de valores e de várias multinacionais que operam na África.

O centro comercial Nelson Mandela é adjacente ao centro de convenções de Sandton, que acolheu recentemente a cimeira de chefes de Estado e de Governo dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O incidente em Sandton aconteceu horas antes de uma segunda ameaça de bomba que obrigou a uma evacuação de maior escala no centro comercial Mall of Africa, em Midrand, Norte de Sandton entre Joanesburgo e Pretória, que fechou as portas até cerca das 18h locais (13h em Brasília), disse à imprensa o porta-voz da polícia sul-africana Lungelo Dlamini. "A polícia inspecionou o local e não encontrou fosse o que fosse", afirmou o porta-voz policial. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório