Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bachelet critica política migratória de Trump e crimes na Ásia

Outro tema do discurso de Bachelet foi o tratamento recebido por minorias em Mianmar e na China

Bachelet critica política migratória de Trump e crimes na Ásia
Notícias ao Minuto Brasil

05:13 - 11/09/18 por Folhapress

Mundo ONU

Em seu primeiro discurso como Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, a ex-presidente chilena Michelle Bachelet criticou nesta segunda-feira (10) a política migratória do governo Trump e da União Europeia e pediu aos países ocidentais que não construam muros contra estrangeiros. 

+ Trump ameaça punir tribunal que julga crimes contra humanidade

Bachelet fez referência às separações de famílias de migrantes nos EUA, classificando-as de "inescrupulosas", e manifestou preocupação com o fato de mais de 500 crianças continuarem longe de seus pais. 

Ela também instou a União Europeia a conduzir uma operação de busca e resgate de migrantes no mar Mediterrâneo. "Levantar muros (...) separar e deter famílias e cortar os programas de integração, estas políticas não oferecem soluções a longo prazo para ninguém, apenas hostilidade, miséria, sofrimento e caos", afirmou.

Outro tema do discurso de Bachelet foi o tratamento recebido por minorias em Mianmar e na China. Ela pediu em Genebra a criação de uma instância internacional para reunir provas sobre os crimes mais graves cometidos em Mianmar contra a minoria muçulmana rohingya para "acelerar" os julgamentos.

Ela explicou que o mecanismo "completaria e apoiaria" o trabalho do Tribunal Penal Internacional (TPI), que na quinta-feira se declarou competente para investigar a deportação da minoria muçulmana rohingya e que poderia constituir um crime contra a humanidade.

Em 2017, mais de 700 mil muçulmanos rohingyas fugiram de Mianmar, um país de maioria budista, após uma ofensiva do exército em represália pelos ataques dos rebeldes rohingyas contra postos de fronteira.Perseguidos pelas Forças Armadas birmanesas e por milícias budistas, os membros da minoria muçulmana buscaram refúgio em grandes acampamentos improvisados em Bangladesh.

A pedido do Conselho dos Direitos Humanos, um grupo de investigadores da ONU solicitou em agosto que a justiça internacional apresentasse ações contra o comandante do exército birmanês e outros cinco altos militares por "genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra" contra os muçulmanos rohingyas, acusações que Mianmar rejeita.

Os investigadores pediram a renovação de seu mandato. A questão será abordada durante a atual sessão do Conselho, que acontece entre 10 e 28 de setembro em Genebra.

No caso da China, Bachelet, na versão escrita de seu discurso, denunciou o tratamento da minoria uigur e apontou as "preocupantes alegações de detenções arbitrárias em grande escala de uigures e outras comunidades muçulmanas nos chamados campos de reeducação de Xinjiang." 

Reunião com o chanceler da Venezuela 

O discurso de Bachelet, que teve uma cópia distribuída à imprensa com antecedência, continha trechos sobre Venezuela, mas que a Alta Comissária não pronunciou diante dos diplomatas.

"Quando se abre esta sessão, o crescente número de pessoas que fogem da Venezuela e da Nicarágua demonstra mais uma vez a necessidade de defender constantemente os direitos humanos", indica o texto do discurso.

"Mas também é fundamental abordar as razões pelas quais as pessoas deixam o país", indicava o texto, com um pedido para que o Conselho tome "todas as medidas disponíveis para enfrentar as graves violações dos direitos humanos" na Venezuela e Nicarágua.

Antes do discurso, o porta-voz do gabinete de Bachelet afirmou que ela aceitou se reunir com o chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, que deve discursar na terça-feira em Genebra. Em setembro de 2017, o então Alto Comissário, o jordaniano Zeid Ra'ad Al Hussein, pediu sem sucesso uma investigação internacional sobre o uso excessivo da força pelas autoridades da Venezuela. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório