Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba por que o Egito está construindo nova capital e mais 19 cidades

Objetivo do governo é redistribuir população do país, que cresce em ritmo acelerado

Saiba por que o Egito está construindo nova capital e mais 19 cidades
Notícias ao Minuto Brasil

22:24 - 10/09/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Projeto

O primeiro-ministro do Egito, Mustafa Madbuly, anunciou nesta segunda-feira (10) um projeto para a construção de 20 novas cidades no país, incluindo uma nova capital. Os municípios abrigarão 30 milhões de habitantes.

De acordo com a 'EFE', as novas cidades ocuparão uma área de 2.436 quilômetros quadrados e estarão distribuídas por diversas regiões do país. O projeto foi idealizado como uma forma de enfrentar o crescimento acelerado da população egípcia.

Sem detalhar o custo, nem a data prevista para o desenvolvimento das obras, Madbuly explicou que o projeto proporcionará muitas oportunidades de investimento e trabalho.

+ Ataques aéreos a Idlib, na Síria, ferem ao menos 20 e deslocam 30 mil

A maior cidade dentre as novas será a capital administrativa do Egito, que já está em construção. Ela fica a cerca de 30 quilômetros ao leste de Cairo. Nos arredores da capital atual serão construídas outras sete cidades.

Em 2017, o Exército iniciou as obras da nova capital egípcia, que abrigará seis milhões de pessoas e ainda não tem nome. O governo espera que a capital possa ser inaugurada no final deste ano ou em 2019.

Com o projeto, o governo pretende redistribuir a população de Cairo, cidade com cerca de 20 milhões de habitantes, além de oferecer habitação para uma população crescente.

O Egito tem cerca de 97 milhões de habitantes e cresce a um ritmo de dois milhões de pessoas por ano, segundo dados oficiais.

Campo obrigatório