Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Itália encontra 'tesouro' de 300 moedas de ouro romanas

Ânfora foi achada em terreno na cidade de Como, norte do país

Itália encontra 'tesouro' de 300 moedas de ouro romanas
Notícias ao Minuto Brasil

07:13 - 11/09/18 por ANSA

Mundo História

O governo da Itália anunciou a descoberta de um "tesouro" de 300 moedas de ouro da época romana em Como, no norte do país.

+ Mergulhador é surpreendido por milhares de girinos

A ânfora com as moedas, que estão em excelente estado de conservação, foi achada na última quarta-feira (5), durante escavações para a construção de um edifício no centro histórico da cidade, a um metro de profundidade.

O tesouro data dos século 4 e 5 d.C. e pode valer "milhões de euros", de acordo com a Superintendência para os Bens Culturais de Milão, cidade que fica a cerca de 50 quilômetros de Como. Também foram achados uma barra de ouro e outros dois objetos.

"Como foi fundada pelos romanos, então essas descobertas são naturais, mas esse pode ser um dos tesouros romanos mais importantes já encontrados", afirmou o presidente da Sociedade Arqueológica Comense, Giancarlo Frigerio.

Segundo ele, a área onde as moedas foram achadas abrigava residências privadas dos nobres romanos, e a ânfora pode ter sido escondida nos muros de uma casa para escapar de saques. "Para mim, esse é um caso mais que excepcional, é um daqueles que marcam o percurso da história", comemorou nesta segunda-feira (10) o ministro dos Bens Culturais Alberto Bonisoli.

As moedas teriam sido cunhadas durante as eras dos imperadores Honório (393-423), Valentiniano III (424-455) e Líbio Severo (461-465) e devem permanecer na cidade de Como. Com informações da Ansa.

Campo obrigatório