OMS alerta para aumento de casos de cólera no Zimbabué

Três pessoas foram hoje colocadas em quarentena em Bulawayo, a segunda maior cidade do Zimbabué

© DR

Mundo Saúde pública 14/09/18 POR Lusa

O número de casos suspeitos de cólera no Zimbabué já ultrapassou os quatro mil,de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), que alertou ainda para a rápida expansão da doença no país. "Estão sendo registrados entre 400 a 700 casos por dia. São muitos e é um dado muito relevante, tendo em conta que vivem dois milhões de pessoas em Harare", afirmou o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier.

PUB

Ainda que os primeiros casos da doença só tenham sido detectados em Harare, foram registrados casos em Chitungwiza, uma cidade próxima da capital, e casos isolados em cinco das dez províncias do país.

Três pessoas foram hoje colocadas em quarentena em Bulawayo, a segunda maior cidade do Zimbabué, por apresentarem sintomas de cólera, conforme o jornal zimbabueano Chronicle.

As autoridades declararam o início surto no dia 6 de setembro e decretaram o estado de emergência na terça-feira, dia 11.

A OMS enviou vários especialistas em doenças virais para o país para a organização de campanhas de vacinação e para a entrega de material para reidratação e antibióticos para tratar os infetados. Lindmeier explicou que embora a campanha de vacinação esteja a ser organizada, deve procurar-se melhorar as condições de higiene e saneamento, além da origem do surto.

"Temos de responder depressa, antes que fique fora de controlo", indicou, lembrando que o epicentro do surto está na capital e que há que "vigiar o que acontece em povoações remotas". O Ministério da Saúde do Zimbabué e a OMS alertaram na quinta-feira que esta estirpe da bactéria parece resistir à ação dos antibióticos presentes no país.

+ Palestinos são mortos pelo Exército israelita na Faixa de Gaza

As autoridades do Zimbabué proibiram, na quarta-feira, qualquer reunião pública em Harare, num esforço para conter o surto de cólera que já provocou a morte de pelo menos 28 pessoas, segundo o Ministério da Saúde. A Universidade do Zimbabué, em Harare, adiou a cerimónia de formatura marcada para hoje.

Na terça-feira, o Zimbabué declarou estado de "emergência sanitária" devido ao surto de cólera que já provocou a contaminação de 2.000 pessoas devido à ingestão de água contaminada.

O surto começou nos subúrbios de Glen View e Budiriro, onde, segundo funcionários do Conselho Municipal de Harare, uma fuga num cano de esgoto contaminou a água dos poços comunitários que abastecem as comunidades locais.

Harare, como muitas outras aldeias e cidades do país, não dispõe de água potável suficiente, obrigando as habitantes a usar água de poços não protegidos. O governo do Zimbabué pediu ajuda às Nações Unidas e a empresas privadas para que abasteçam as zonas contaminadas com água potável.

Esta é a quarta vez, nos últimos 15 anos, que a cólera - doença tratável que causa vômitos e diarreia intensos e pode ser mortal se não for tratada a tempo -, atinge o Zimbabué. Em 2008 e 2009, a maior epidemia de cólera registrada na história do país matou mais de 4.000 pessoas em nove meses e mais de 90 mil foram infectadas. Com informações da Lusa.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Anya-Taylor Jo Há 23 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 20 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 2 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 18 Horas

Luciana Gimenez comemora formatura do filho, Lucas Jagger, na Universidade de Nova York

mundo Aviões Há 23 Horas

Funcionário de aeroporto cai de avião na Indonésia após remoção de escada

economia Lula Há 23 Horas

União dará Pix de R$ 5,1 mil e planeja comprar casas para vítimas das cheias

esporte Ranking Há 11 Horas

Com Neymar, Forbes divulga lista dos atletas mais bem pagos do mundo

brasil CHUVA-RS Há 21 Horas

Aumenta para 151 o número de mortos na tragédia no Rio Grande do Sul

economia Educação Há 23 Horas

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

mundo Streaming Há 17 Horas

Mãe detona quem critica filho gay: "Pior era se fosse homofóbico"