Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Violento tufão Mangkhut atinge Filipinas com ventos de até 205 km/h

O super-tufão - que deverá chegar a Macau nas próximas horas - atingiu a costa filipina pela 1h40 (14h40 de Lisboa), segundo o serviço de meteorologia PAGASA

Violento tufão Mangkhut atinge Filipinas com ventos de até 205 km/h
Notícias ao Minuto Brasil

16:45 - 14/09/18 por Lusa

Mundo Mau tempo

O tufão Mangkhut, o mais forte da temporada, atingiu, na manhã desta sexta-feira (14), o norte das Filipinas, afetado por ventos de até 205 quilômetros por hora e chuvas fortes, anunciaram os serviços de meteorologia do país. O super-tufão - que deverá chegar a Macau nas próximas horas - atingiu a costa filipina pela 1h40 (14h40 de Lisboa), segundo o serviço de meteorologia PAGASA.

Pouco antes da chegada do Mangkhut, de categoria 5, a máxima, o Centro Nacional de Gestão de Desastres (NDRRMC) elevou o nível de alerta em todas as regiões do norte do país, onde o embate do tufão será mais violento.

Mais de 9 mil pessoas foram retiradas das suas casas, próximas da costa, e foram criados mais de 2.100 refúgios na metade norte da ilha de Luzón.

O porta-voz do NDRRMC, Edgar Posadas, anunciou hoje em conferência de imprensa que o Mangkhut, o maior tufão que atingiu as Filipinas num lustro, afetará cerca de 5,2 milhões de filipinos que vivem num raio de 125 quilômetros da sua trajetória.

+ Furacão Florence deixa mortos na Carolina do Norte, diz imprensa local

As autoridades filipinas advertiram de que o impacto do Mangkhut pode ser tão destruidor como o do Haiyan, um super-tufão que fez mais de 7 mil de mortos e 16 milhões de vítimas de danos materiais em novembro de 2013.

O Governo filipino assegurou estar preparado e mobilizou 30 milhões de dólares (cerca de 27 milhões de euros) para a resposta de emergência.

O Presidente filipino, Rodrigo Duterte, reuniu-se hoje novamente com o centro de comando do NDRRMC para rever a resposta conjunta de todas as agências governamentais e enviou membros do seu gabinete às províncias em alerta para coordenarem em primeira mão as operações de emergência.

A Cruz Vermelha Filipinas também enviou equipas de resposta rápida para a zona, onde conta com mais de 30.000 voluntários para fazer rapidamente um balanço de danos após a passagem do tufão e poder o quanto antes emitir um apelo de ajuda financeira à comunidade internacional.

A organização humanitária estima o possível número de afetados pelo tufão em dez milhões, se se tiver em conta a quantidade de pessoas que vivem da agricultura em Luzón e que sofrerão graves prejuízos nas suas colheitas.

As Filipinas são anualmente atingidas por entre 15 e 20 tufões durante a temporada das chuvas, que este ano começou a 8 de junho e costuma terminar entre novembro e dezembro. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório