Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dalai Lama diz que sabia dos abusos cometidos por budistas

O líder espiritual afirmou que as denúncias não são "algo novo"

Dalai Lama diz que sabia dos abusos cometidos por budistas
Notícias ao Minuto Brasil

06:00 - 18/09/18 por Ansa

Mundo Acusação

O Dalai Lama, líder espiritual tibetano, admitiu no último sábado (15) que sabia dos abusos sexuais cometidos por mestres budistas desde 1990 e que as acusações recentes não são "algo novo".

Os comentários foram feitos em uma viagem à Holanda, durante a qual Dalai Lama respondeu a uma petição feita por 12 vítimas de supostas agressões sexuais cometidas por professores budistas.

+ Inundações deixam mais de 100 mortos na Nigéria

"Nós nos refugiamos no budismo com coração e mente abertos, até que fomos violentadas em nome dele [budismo]", escreveram as vítimas em uma declaração online que acompanha o abaixo-assinado. "Eu já sabia dessas coisas, não tem nada novo", declarou o líder espiritual à "NOS", televisão pública holandesa. Dalai Lama disse ainda que os abusadores "não se importam com os ensinamentos de Buda" e encorajou os líderes espirituais tibetanos a discutirem esses problemas durante encontro em Dharamshala, na Índia, previsto para novembro deste ano. O líder pediu ainda que as vítimas "tornem as suas histórias públicas" e "denunciem as identidades dos agressores".

Os comentários do budista já haviam causado polêmica após ele ter dito que os imigrantes deviam voltar para seus países, já que "a Europa pertence aos europeus". Com informações da Ansa.

Campo obrigatório