Governo de Maduro não reconhece relatório dos EUA sobre terrorismo

Hoje, o Departamento de Estado norte-americano divulgou o documento "Relatórios de países sobre o terrorismo em 2017"

© Lusa

Mundo Venezuela 20/09/18 POR Lusa

A Venezuela condenou hoje o relatório divulgado pelos Estados Unidos da América (EUA) sobre terrorismo, acusando os norte-americanos de terem "planejado e financiado" o atentado falhado de 04 de agosto contra o Presidente, Nicolás Maduro.

PUB

"O Governo da República Bolivariana da Venezuela condena as ofensivas referências sobre a Venezuela, contidas no Relatório sobre Terrorismo do ano de 2017, emitidas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos de América", refere um comunicado divulgado em Caracas.

Hoje, o Departamento de Estado norte-americano divulgou o documento "Relatórios de países sobre o terrorismo em 2017" no qual acusa a Venezuela de servir de albergue para grupo armados colombianos.

+ Kim quer novo encontro com Trump e fim da guerra ainda em 2018

"A fronteira porosa entre a Venezuela e a Colômbia tem feito que esse território seja usado pelo Exército de Libertação Nacional e grupos armados ilegais, para entrar e sair do seu território", explica.

Em resposta ao relatório, Caracas diz não reconhecer "a prática unilateral e arbitrária que simula avaliar e classificar os outros países, especialmente quando o avaliador é, nada mais e nada menos, que o principal protagonista do terrorismo de Estado no mundo".

Segundo a Venezuela, os EUA "fabricam guerras fratricidas injustificáveis, mantêm centros ilegais de detenção e de tortura, e um financiamento aberto a grupos terroristas para defender os seus interesses econômicos e geopolíticos, sem nunca olhar para a dor, morte e destruição que provocam estas ações".

"Recentemente, o próprio Presidente, Nicolás Maduro, e as mais altas autoridades do Estado venezuelano foram alvo de um atentado terrorista, planejado e financiado precisamente nos Estados Unidos, que, felizmente, não cumpriu com os perversos objetivos", afirma o comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores da Venezuela.

Por outro lado, Caracas sublinha que ameaçar "com o uso da força militar contra Venezuela ou contra qualquer outro país, assim como a imposição de medidas coercivas unilaterais e os bloqueios econômicos ilegais, constituem modalidades inegáveis para causar terror e gerar sofrimento em sociedades pacíficas".

"A Venezuela continuará a lutar incansavelmente contra o terrorismo internacional através da cooperação com países civilizados que procuram manter a paz e a segurança mundial. Hoje, com mais firmeza e convicção, a Venezuela ratifica que continuará a combater este flagelo até a sua total erradicação", conclui. Com informações da Lusa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Aciente Rondônia Há 13 Horas

Cantora Ana Paula Vieira e vereador Marcelo Stocco morrem em acidente

fama Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Mãe que perdeu uma das gêmeas nas enchentes: "Esse vazio será eterno"

fama NADJA-HADDAD Há 15 Horas

Nadja Haddad perde um dos gêmeos e desabafa:‘Parte de mim morreu'

fama Paulo Cesar Pereio Há 15 Horas

Morre ator Paulo César Pereio, ícone do cinema e teatro

mundo Vulcão Há 11 Horas

Trovoada e erupção vulcânica ocorrem simultaneamente na Guatemala; veja

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Defesa Civil alerta para novas 'inundações severas' no RS

mundo Viral Há 14 Horas

Convidada adiciona criança a lista de casamento e deixa noiva furiosa

fama Kim Kardashian Há 11 Horas

Kim Kardashian mostra luxuosa festa de aniversário do filho

mundo Austrália Há 14 Horas

Piloto pousa avião sem trem de pouso em Newcastle, na Austrália; veja