Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Opositor russo Alexei Navalny é detido após sair da prisão

Ele tinha cumprido uma sentença de 30 dias por organizar uma manifestação não autorizada, para boicotar a eleição presidencial de 18 de março

Opositor russo Alexei Navalny é detido após sair da prisão
Notícias ao Minuto Brasil

08:57 - 24/09/18 por Lusa

Mundo Regime

O opositor russo Alexei Navalny foi preso de novo, nesta segunda-feira (24), depois de ter sido libertado da prisão onde tinha cumprido uma sentença de 30 dias por organizar uma manifestação não autorizada, para boicotar a eleição presidencial de 18 de março. As informações são da agência de notícias France-Presse.

Navalny era esperado por agentes da polícia quando foi libertado do centro de detenção ao amanhecer, tendo sido levado para uma esquadra no centro de Moscou para ser apresentado a um juiz, disse a sua porta-voz, Kira Yarmysh, nol Twitter. Acusado de violar outra lei sobre manifestações, Navalny incorre numa pena até 20 dias de prisão, acrescentou.

Navalny acusou as autoridades de o mandarem para a prisão para o impedirem de se manifestar em 9 de setembro contra um plano do governo para mexer nas reformas. Apesar da sua prisão naquele dia, milhares de russos responderam ao apelo por todo o país e a polícia realizou dezenas de prisões.

Navalny tornou-se a principal figura da oposição russa após grandes manifestações que tiveram lugar em 2011 e 2012, marcadas por uma retórica anticorrupção.

O russo, que foi impedido de participar da eleição presidencial de março, já havia sido preso por um mês, em junho, após organizar protestos contra o presidente Vladimir Putin, antes deste tomar posse em maio para um quarto mandato.

Navalny acabou, então, sendo libertado no mesmo dia em que teve início o Campeonato do Mundo de Futebol na Rússia. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório