Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Turquia prende 61 militares por elo com líder opositor

O governo do presidente Recep Tayyip Erdogan acusa Gülen de estar por trás da tentativa de golpe em julho de 2016

Turquia prende 61 militares por elo com líder opositor
Notícias ao Minuto Brasil

21:20 - 24/09/18 por Folhapress

Mundo Marinha

Autoridades turcas ordenaram a prisão de 61 militares da Marinha e da Infantaria, inclusive oficiais, por suposta ligação com o clérigo Fethullah Gülen, que vive nos Estados Unidos.

O governo do presidente Recep Tayyip Erdogan acusa Gülen de estar por trás da tentativa de golpe em julho de 2016, durante a qual 250 pessoas morreram.

Desde então, ao menos 140 mil pessoas já foram detidas no expurgo -às vezes por acusações vagas como apoiar o golpe. O estado de emergência declarado pelo governo logo após o golpe durou até julho passado.

+ Opositor de Putin é condenado a mais 20 dias de prisão

Críticos de Erdogan dizem que ele usou o golpe fracassado como pretexto para endurecer contra a oposição; o governo diz que as medidas como prisões e expurgos são necessárias para garantir a segurança nacional.Dezoito dos militares detidos são da ativa. Os suspeitos incluem 12 majores e 12 capitães da Infantaria e 24 tenentes da Marinha.

Em outra operação, 21 pessoas foram detidas por usar um aplicativo de mensagens encriptadas, em sua maioria ex-professores.

Desde a tentativa de golpe, as autoridades turcas vêm detendo jornalistas -foram 73 em 2017, segundo o Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ). Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório