Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Países da UE chegam a acordo sobre migrantes do Aquarius

Deslocados irão para França, Alemanha, Espanha e Portugal

Países da UE chegam a acordo sobre migrantes do Aquarius
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 26/09/18 por Ansa

Mundo Acolhimento

França, Alemanha, Espanha e Portugal chegaram nessa terça-feira (25) a um acordo para acolher os 58 migrantes resgatados no Mediterrâneo pelo navio Aquarius, operado pelas ONGs SOS Méditerranée e Médicos Sem Fronteiras.

Por meio de um comunicado, o governo português disse que receberá 10 deslocados internacionais. Mais tarde, fontes do governo francês informaram que o país abrigará 18, e Alemanha e Espanha, 15 cada uma.

"Portugal continua a defender uma solução europeia integrada, estável e permanente para responder a este desafio migratório, mas, por razões humanitárias e face à situação de emergência em que se encontram estas pessoas, manifesta mais uma vez sua disponibilidade para acolher parte do grupo de migrantes", diz uma nota do governo.

+ Primeiro dia de greve geral tem ruas vazias na Argentina

Os deslocados serão transferidos para um navio maltês em águas internacionais e de lá para a Valeta, onde serão redistribuídos entre os quatro países que se comprometeram a acolhê-los. Tanto a Itália quanto a França já haviam fechado seus portos para o Aquarius. Roma justifica que a medida é uma forma de combater os fluxos irregulares no Mediterrâneo, enquanto Paris argumenta que o navio deveria atracar no "porto seguro mais próximo", como mandam as normas internacionais. Esse peso recai sobretudo nas nações mais ao sul, como Itália e Grécia.

O Aquarius é o último navio civil em operação para resgatar migrantes no Mediterrâneo e atuava sob bandeira do Panamá, que, pressionado pela Itália, decidiu revogar seu registro. Com isso, a embarcação precisará conseguir bandeira de outro país se quiser continuar no mar. (ANSA)

Campo obrigatório