Três palestinos morrem e 126 ficam feridos durante protestos em Gaza

Entre as vítimas fatais está um adolescente de 13 anos

© DR

Mundo Conflito 05/10/18 POR Lusa

Forças israelitas mataram a tiros, nesta sexta-feira (5), três palestinos, incluindo um adolescente de 13 anos, quando milhares de pessoas voltaram a protestar ao longo da barreira que divide a Faixa de Gaza de Israel, referiu o Ministério da Saúde de Gaza. A pasta disse que o rapaz foi atingido no peito, e outros dois homens, de 24 e 28 anos, respectivamente, foram baleados nas costas.

PUB

Além dos óbitos, também foram contabilizados 126 feridos durante as manifestações. Ao responderem a um apelo do Hamas, o grupo islâmico militante no poder em Gaza, milhares de palestinos se concentraram em cinco locais ao longo da "barreira de segurança", queimaram pneus, lançaram pedras e entoaram palavras de ordem contra o bloqueio israelense-egípcio do território.

Porta-vozes militares israelitas referiram que 20 mil manifestantes se concentraram hoje junto à fronteira comum, e lançaram artefatos explosivos e pedras em direção às tropas, que responderam com granadas de gás lacrimogêneo e balas para dispersar a multidão.

+ Venezuela anuncia criação de polícia migratória para fronteiras

A Força Aérea do Estado judaico também efetuou dois ataques aéreos em reposta a um alegado disparo de explosivos, e, apesar de ter sido atingido um local próximo de um posto identificado da Associated Press (AP), não se registraram feridos, indicou a agência.

O Hamas, que tomou o poder em Gaza em 2007 após ter derrotado a Autoridade palestina nas legislativas do ano anterior, luta pelo fim do bloqueio que arrasou a economia local e colocou a taxa de desemprego acima dos 50%, com pesados custos para os dois milhões de habitantes palestinos deste enclave.

O Hamas iniciou os protestos em março e com uma frequência semanal, mas que se intensificaram recentemente após a derrota das negociações sobre um acordo de cessar-fogo mediadas pelo Egito e destinadas a suavizar o bloqueio total.

Desde o início dos protestos, já foram mortos pelas forças israelitas 148 palestinos, incluindo 33 jovens com menos de 18 anos. Em agosto, um atirador de Gaza matou um soldado israelita, e a resposta de Estado judaico fez recear o início de uma nova guerra em larga escala. Com informações da Lusa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Aciente Rondônia Há 13 Horas

Cantora Ana Paula Vieira e vereador Marcelo Stocco morrem em acidente

fama Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Mãe que perdeu uma das gêmeas nas enchentes: "Esse vazio será eterno"

fama NADJA-HADDAD Há 14 Horas

Nadja Haddad perde um dos gêmeos e desabafa:‘Parte de mim morreu'

fama Paulo Cesar Pereio Há 15 Horas

Morre ator Paulo César Pereio, ícone do cinema e teatro

mundo Vulcão Há 10 Horas

Trovoada e erupção vulcânica ocorrem simultaneamente na Guatemala; veja

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Defesa Civil alerta para novas 'inundações severas' no RS

mundo Viral Há 13 Horas

Convidada adiciona criança a lista de casamento e deixa noiva furiosa

fama Kim Kardashian Há 11 Horas

Kim Kardashian mostra luxuosa festa de aniversário do filho

mundo Austrália Há 13 Horas

Piloto pousa avião sem trem de pouso em Newcastle, na Austrália; veja