Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Kavanaugh nega ter ressentimentos sobre denúncias sexuais

Novo juiz da Suprema Corte prestou juramento na Casa Branca

Kavanaugh nega ter ressentimentos sobre denúncias sexuais
Notícias ao Minuto Brasil

11:48 - 09/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Suprema Corte

O novo juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos, Brett Kavanaugh, disse nesta segunda-feira (8), em sua cerimônia de posse na Casa Branca, que "não tem ressentimentos" sobre a grande batalha que travou para ser confirmado no cargo.

Kavanaugh foi acusado por três mulheres por crimes de agressão sexual, incluindo a professora Christine Blasey Ford, que alega que o juiz a tocou e tentou tirar sua roupa à força quandos os dois eram adolescentes.

"A Suprema Corte é uma equipe de nove pessoas. E eu sempre serei um membro da equipe, desta equipe de nove. O processo de confirmação no Senado foi controverso e desgastante. Meu objetivo agora é ser o melhor juiz que eu puder. Assumo este cargo com gratidão e sem ressentimentos", afirmou Kavanaugh.

+Kim Jong-un convida Papa a visitar Coreia do Norte

Apesar dos protestos de milhares de pessoas para barrar a nomeação do juiz, o Senado dos Estados Unidos confirmou Kavanaugh ao posto na Suprema Corte por 50 votos a 48, e uma abstenção.

Ao menos 300 pessoas foram presas pela polícia durante o protesto, que foi realizado na última quinta-feira (4). Entre as detidas estavam a supermodelo Emily Ratajkowski e a comediante Amy Schumer.

Na cerimônia de posse, em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu desculpas a Kavanaugh pelo o que ele descreveu como uma "campanha de mentiras". O republicano sempre defendeu o juiz.

"Em nome de nossa nação, eu quero pedir desculpas a Brett e toda a família Kavanaugh pela terrível dor e sofrimento que foram forçados a suportar", disse o republicano.

O chefe de Estado norte-americano ainda disse que as acusações foram uma "destruição política e pessoal baseada em mentiras e decepções".

Kavanaugh se tornou o nono juiz da Suprema Corte americana, permitindo a formação mais conservadora do tribunal em uma década e abrindo margem para algumas sentenças históricas em temas como aborto e casamento gay. (ANSA)

Campo obrigatório