Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Site britânico aponta 2º suspeito de envenenar espião russo

Alexander Mishkin é um médico que trabalhava no serviço secreto

Site britânico aponta 2º suspeito de envenenar espião russo
Notícias ao Minuto Brasil

11:50 - 09/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Moscou

O site de jornalismo investigativo "Bellingcat" revelou nesta segunda-feira (8) a identidade do segundo suspeito de ter envenenado o ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha Yulia em março deste ano, no Reino Unido. O portal identificou Alexander Mishkin, um suposto médico que trabalhava para a inteligência militar de Moscou (GRU).

Há duas semanas, o Bellingcat já tinha apontado o coronel do GRU Anatoly Chepiga como o primeiro dos suspeitos de ter envenenado Skripal com o "Novichok", substância química de uso militar. As autoridades britânicas divulgaram em setembro as imagens e identidades dos dois homens, supostos culpados pelo ataque, mas avisaram que os nomes que utilizaram para entrar no país poderiam ser falsos. Eles se apresentaram como Ruslan Boshirov e Alexander Petrov, diziam-se empresários da indústria fitness, e alegavam que passavam por Salisbury a turismo.

+Kim Jong-un convida Papa a visitar Coreia do Norte

Para identificá-los, o site utilizou depoimentos de pessoas conhecidas, confirmação de "fontes abertas", testemunhas de São Petersburgo e o cruzamento de documentos identificáveis, como cópias de passaporte. Assim, em colaboração com o portal russo "The Insider", o britânico Bellingcat afirma que Boshirov é, na verdade, Chepiga, e que Petrov é Alexander Mihskin, de 39 anos, que estudou em uma academia militar de medicina e foi selecionado pelos serviços de inteligência enquanto se alistava para a Marinha. (ANSA)

Campo obrigatório