Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Confirmados dois casos de dengue contraídos na Espanha

Entre os infectados, dois deles já com alta hospitalar, dois residem em Murcia

Confirmados dois casos de dengue contraídos na Espanha
Notícias ao Minuto Brasil

15:05 - 09/10/18 por Lusa

Mundo Saúde

Dois cidadãos espanhóis da mesma família contraíram dengue na Espanha, mas já tiveram alta do hospital, segundo confirmaram hoje fontes do ministério da Saúde. Os casos podem ser três, com mais uma pessoa com sintomas e ainda sem confirmação. Os três casos abrangem pessoas da mesma família, que estiveram em municípios da província de Cádiz e Murcia durante o período em que poderão ter contraído a infeção, segundo as mesmas fontes citadas pela à agência Efe.

A dengue é uma doença produzida por um vírus (flavivirus) que geralmente tem efeitos ligeiros e que se transmite por picada de mosquitos infectados, e não de pessoa a pessoa.

+ Novo sismo atinge Indonésia após terremoto que matou 1.948 pessoas

Entre os infectados, dois deles já com alta hospitalar, dois residem em Murcia e outro, uma mulher de quem ainda se aguardam os resultados, na Comunidade de Madrid.

O Centro nacional de Microbiologia do Instituto de Saúde Carlos III confirmou na quinta-feira passada dois casos de infecção por vírus da dengue em adultos residentes na Espanha e que não tinham viajado para zonas de risco.

As três pessoas que começaram a padecer de sintomas na segunda quinzena de agosto evoluíram de forma favorável "e atualmente estão bem".

O único vetor que pode transmitir o vírus na Espanha é o 'Aedes albopictus' (mosquito tigre), muito propagado na Espanha, particularmente no litoral mediterrâneo. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório