Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Criança e casal continuam desaparecidos após tempestade em Maiorca

A última comunicação dos adultos foi uma ligação para um amigo dizendo que estavam dentro de um carro quando a chuva os atingiu

Criança e casal continuam desaparecidos após tempestade em Maiorca
Notícias ao Minuto Brasil

08:23 - 11/10/18 por Lusa

Mundo Espanha

Os serviços de emergência das ilhas Baleares, na Espanha, revelaram nesta quinta-feira (11) que um menino de 5 anos e um casal alemão estão desaparecidos desde as inundações em Maiorca, que mataram pelo menos 10 pessoas. A última comunicação dos adultos foi uma ligação para um amigo dizendo que estavam dentro de um carro quando a chuva os atingiu, de acordo com o cônsul alemão Sabine Lammers, em declarações à rádio Cadena SER. 

A Guarda Civil disse que o corpo da mãe do menino foi encontrado nessa quarta-feira (10). Supostamente, a mulher conseguiu trazer a filha de 7 anos para fora do carro, mas ela e seu filho foram arrastados pelas águas.

Um casal britânico, uma holandesa de 80 anos e seis cidadãos espanhóis morreram nas inundações de terça-feira (9), segundo o serviço regional de emergência. A identidade de uma outra vítima ainda não foi confirmada.

+ Furacão Michael atinge a Flórida e causa destruição e morte

Um total de 630 pessoas, incluindo militares, policias, bombeiros, psicólogos e outros profissionais de emergência trabalham na área afetada provocada pelas fortes chuvas no leste de Maiorca. Fazem parte deste contingente 120 homens e mulheres da Unidade Militar de Emergência (UME), que foram enviados para a ilha na manhã de ontem.

Segundo as autoridades, a tempestade atingiu níveis nunca vistos naquelas ilhas.  A intempérie foi localizada em uma estreita faixa de terra, o que levou um riacho a transbordar. A nascente atravessa a cidade de Sant Llorenc des Cardassar, cerca de 60 quilômetros a leste de Palma de Maiorca.

Vídeos gravados em celulares pelos moradores na região mostram uma forte corrente de água e lama que levou carros e arrancou árvores pelas ruas da aldeia de 8 mil habitantes.

Vias de comunicação inundadas e carros amontoados depois de arrastados pela força da água, alguns deles ao longo da estrada principal, eram uma imagem normal nessa quarta, em Sant Llorenc e outras localidades dos arredores.

Segundo o governo regional balear, chegaram a cair até 220 litros de água por metro quadrado nas zonas mais afetada pela intempérie, havendo entre os mortos "dois cidadãos britânicos". Com informações da Lusa.

Campo obrigatório