Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Indonésia estende operações de resgate após sismo a pedido de moradores

A agência indonésia de resposta a catástrofes disse que o balanço de mortos subiu hoje para os 2.073

Indonésia estende operações de resgate após sismo a pedido de moradores
Notícias ao Minuto Brasil

12:51 - 11/10/18 por Lusa

Mundo Decisão

As autoridades da Indonésia prolongaram nesta quinta-feira (11), por 24 horas, as operações de resgate dos desaparecidos após o sismo seguido de tsunami que atingiu a ilha de Celebes, no dia 28 de setembro, causando a morte de mais de 2 mil pessoas

O porta-voz da agência indonésia de resposta a catástrofes, Sutopo Purwo Nugroho, disse, durante coletiva de imprensa, que as operações foram prolongadas um dia e que terminarão nesta sexta-feira (12), depois das autoridades terem anunciado que as buscas seriam suspensas hoje à tarde.Nugroho adiantou que o prolongamento se deve “aos pedidos dos moradores”.

Oficialmente, o número de desaparecidos pode ser maior que 680, já que milhares de casas foram engolidas pela terra. A organização Save the Children na Indonésia disse que podem estar desaparecidas até 1.500 crianças.

+ Cerca de 821 milhões de pessoas passam fome no mundo

A presidente da organização, Selina Sumbung, referiu que o fim da missão de busca é aceitado de “coração pesado”. A agência indonésia de resposta a catástrofes disse que o balanço de mortos subiu hoje para os 2.073, com a maioria das vítimas em Palu, capital da província de Celebes Central.

Nugroho disse que a avaliação do custo da reconstrução ainda está sendo feita, adiantando que o “período de reconstrução deverá ser de 2019 a 2021”.

Entenda o que aconteceu

Um sismo de magnitude 7,5 atingiu as Celebes no passado dia 28, tendo sido seguido de um tsunami. De acordo com a ONU, cerca de 200 mil pessoas precisam de assistência humanitária urgente. O país situa-se no chamado Anel de Fogo do Pacífico, zona de forte atividade sísmica, situada na convergência de três placas tectônicas (indo-pacífica, australiana e eurasiática).

A ilha turística no sul da Indonésia foi atingida por dois fortes terremotos, em 29 de julho e em 5 de agosto, seguidos por réplicas, e de um novo sismo de magnitude 6,9, em 19 de agosto. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório