Alemanha vai extraditar assassino de jornalista búlgara

O tribunal de Celle, na Baixa Saxónia, indicou que o suspeito não se opôs à extradição que pode ocorrer "nos próximos dez dias"

© Stoyan Nenov/Reuters

Mundo Viktoria Marinova 12/10/18 POR Lusa

O assassino da jornalista búlgara detido na Alemanha vai ser extraditado "em breve" para a Bulgária. Identificado como Severin Krasimirov, ele admitiu ter agredido Viktoria Marinova, disseram, nesta sexta-feira (12), fontes judiciais alemãs. O tribunal de Celle, na Baixa Saxónia, indicou que o suspeito não se opôs à extradição que pode ocorrer "nos próximos dez dias".

PUB

Segundo o tribunal, o homem de 20 anos reconheceu que discutiu com a vítima no último sábado (6), quando se encontrava sob efeito de álcool e drogas, tendo admitido que agrediu a jornalista "com um soco na cara".

+ 'The Economist' diz que Bolsonaro representa ameaça para América Latina

De acordo com o depoimento que prestou perante a justiça alemã, o agressor disse também que depois "arrastou a jovem" para junto de um arbusto, mas, conforme fontes, ele "não teve intenção de agredir a vítima e negou que a tenha violado".

Krasimirov, cidadão de origem búlgara, cujo DNA foi encontrado no local do crime, foi detido na Alemanha graças a um mandado de prisão europeu. Na quarta-feira (10), o procurador-geral búlgaro disse aos jornalistas que a linha de investigação estava explorando um "ataque espontâneo e abuso sexual da vítima".

+ Trump defende continuação da venda de armas à Arábia Saudita

Morte revolta búlgaros e categoria

A morte da jornalista Viktoria Marinova, 30 anos, apresentadora da estação TVN, uma televisão local, provocou uma vaga de indignação e notícias que indicam que se tratou de um ajuste de contas por causa do trabalho que estava investigando sobre possíveis atos de corrupção cometidos por empresários e políticos.

O vice-presidente da Comissão europeia, Frans Timmermans referiu que se "tratava de uma jornalista corajosa vítima da luta pela verdade e contra a corrupção".

Por outro lado, o primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borissov, denunciou na quarta-feira que as conclusões foram apressadas. "Em apenas três dias já li coisas monstruosas sobre a Bulgária".

Em um relatório da organização Repórteres Sem Fronteiras, a Bulgária ocupa a 111ª posição (num total de 180) na lista mundial sobre a liberdade de imprensa.

+ Shopping em construção desaba e sete pessoas morrem no México

Para a organização não-governamental, os jornalistas de investigação estão expostos a "inúmeras formas de pressão e intimidação" e enfrentam "o monopólio midiático dos oligarcas e das autoridades alegadamente envolvidas em casos de corrupção e grupos de crime organizado". Com informações da Lusa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 20 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 22 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 22 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Suri Cruise Há 20 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

fama Saúde Há 21 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

justica Goiás Há 22 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 19 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 16 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 12 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

mundo Espanha Há 20 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida