Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após pressão, Turquia liberta pastor norte-americano

Andrew Brunson foi condenado, mas poderá voltar aos EUA

Após pressão, Turquia liberta pastor norte-americano
Notícias ao Minuto Brasil

12:05 - 12/10/18 por Ansa

Mundo Crise

Um tribunal de Esmirna, no oeste da Turquia, libertou nesta sexta-feira (12) o pastor norte-americano Andrew Brunson, cuja prisão abrira uma crise diplomática com os Estados Unidos.

O religioso foi condenado em primeira instância a três anos, um mês e 15 dias de prisão por associação terrorista, mas a Justiça decidiu mantê-lo em liberdade e derrubar a proibição de saída do país, o que permitirá que ele retorne aos EUA.

+ Sobe para 11 número de mortos após passagem de furacão Michael

"Estamos trabalhando muito duro no caso do pastor Brunson", escreveu no Twitter o presidente Donald Trump. "Meus pensamentos e orações estão com o pastor Brunson, e esperamos tê-lo em segurança em casa em breve", acrescentou.

Brunson estava preso desde 2016, acusado de apoiar o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado um grupo terrorista por Ancara, e de ligação com Fethullah Gulen, a quem a Turquia culpa por uma tentativa fracassada de golpe de Estado.

Em 25 de julho, por motivos de saúde, o religioso foi transferido para o regime de prisão domiciliar. Sua detenção fez Trump impor pesadas tarifas alfandegárias sobre o aço e o alumínio turcos e sanções contra aliados do presidente Recep Tayyip Erdogan, o que causou um intenso processo de desvalorização de sua moeda, a lira. (ANSA)

Campo obrigatório