Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Furacão chega a Portugal e Proteção Civil emite alerta à população

São esperados vento forte, chuva e agitação marítima

Furacão chega a Portugal e Proteção Civil emite alerta à população
Notícias ao Minuto Brasil

21:20 - 12/10/18 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Leslie

O furacão Leslie vai afetar a Ilha da Madeira, em Portugal, e chegar também à parte continental do país. A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) já emitiu aviso à população, diante do agravamento do estado do tempo.

Apesar da situação meteorológica ser “ainda muito incerta” para este sábado (13), nomeadamente quanto à trajetória do Leslie e os efeitos dele em relação ao vento, chuva e agitação marítima, espera-se que as condições climáticas e do mar se agravem a partir das 19h.

+ Brasileiros que vivem na Flórida têm casas danificadas por furacão

A Proteção Civil prevê também que o período mais crítico seja entre a meia-noite e as 6h de domingo para o vento, e entre a meia-noite e as 16h de domingo para chuva. Já o período das 3h às 12h do domingo será de mais atenção para a agitação marítima.

O órgão de defesa ressalta ainda que Portugal continental seja afetado em toda a sua extensão geográfica. Por esta razão, a ANPC recomenda especial cuidado com o vento, visto que este poderá contribuir para a evolução rápida de incêndios rurais. Também chama a atenção para que a população tenha especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, assim como próximo à orla costeira e zonas ribeirinhas.

A ANPC pede ainda que os cidadãos não pratiquem atividades relacionadas com o mar, como pesca e esportes náuticos, e que conduzam com cuidado, reduzindo a velocidade.

Campo obrigatório