Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Prisão de Guantánamo pode ficar aberta por mais 25 anos

Penitenciária é conhecida por violações dos direitos humanos

Prisão de Guantánamo pode ficar aberta por mais 25 anos
Notícias ao Minuto Brasil

12:28 - 17/10/18 por Ansa

Mundo Cuba

O presídio norte-americano de segurança máxima de Guantánamo, em Cuba, deve permanecer aberto por pelo menos mais 25 anos, informou nesta terça-feira (16) o almirante John Ring, chefe da penitenciária.

Segundo Ring, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter assinado um decreto sobre a manutenção da cadeia, as instalações da prisão "podem durar mais de 25 anos". Em janeiro, Trump decidiu manter a penitenciária aberta, contrariando a vontade de seu antecessor, Barack Obama, que tentava encerrar as atividades do polêmico presídio.

+ Avião que levava Melania Trump faz pouso forçado nos EUA

Atualmente, Guantánamo abriga 40 detentos, incluindo Ali Hamza Ahmad al-Bahlul, um tenente de Osama Bin Laden condenado à prisão perpétua. Guantánamo foi inaugurada em 2002, por ordem do então presidente George W. Bush, logo após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. No ápice, o local chegou a abrigar 800 prisioneiros de 44 nacionalidades diferentes.

O local é alvo de inúmeras denúncias de violação dos direitos humanos, incluindo torturas contra os presos, algo que foi confirmado em um inquérito da Agência Central de Inteligência (CIA). (ANSA)

Campo obrigatório