Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ministro italiano diz que sanções da UE contra Rússia são 'absurdas'

Matteo Salvini realiza visita ao governo russo

Ministro italiano diz que sanções da UE contra Rússia são 'absurdas'
Notícias ao Minuto Brasil

22:06 - 17/10/18 por Ansa

Mundo Salvini

O ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, afirmou nesta quarta-feira (17) que as sanções impostas pela União Europeia (UE) contra a Rússia são "absurdas". A declaração foi dada a empresários russos em Moscou, durante sua visita ao país liderado por Vladimir Putin. "Estou convencido de que elas são um absurdo social, cultural e econômico, e vamos tentar explicar e convencer todos os nossos parceiros", disse o líder do partido ultranacionalista Liga.   

Desde que assumiu o governo da Itália, Salvini tem tentado acabar com o regime de sanções imposto à Rússia, inclusive não exclui "qualquer opção" para convencer os outros países europeus. Durante a reunião, o ministro aproveitou para atacar a Turquia, dizendo que "os problemas em 2018 são resolvidos sentando-se à mesa e não com tanques na fronteira".   

+Após cúpula sobre Brexit, Macron e Merkel vão a bar em Bruxelas

"Estamos sancionando a Rússia pela Ucrânia, mas estamos perseguindo e financiando um país culturalmente asiático, para o qual demos 15 bilhões de euros nos últimos anos, um país que ocupa há 44 anos, militarmente, um dos países membros da União Europeia", explicou o vice-premier italiano.   

Segundo Salvini, "com as sanções contra a Rússia, alguns países nos perderam, mas outros nos ganharam, e qualquer referência aos franceses é mera coincidência".   

A tentativa dele e do governo de coalizão da Itália é convencer todos os seus parceiros europeus a acabarem com as sanções econômicas em vigor desde que a Rússia anexou a Crimeia em 2014.    Ao ser questionado se a Itália poderia vetar a renovação dessas sanções, Salvini respondeu que a Itália "só pode usar o trunfo do veto na Europa uma vez".   

"Há a questão do orçamento da UE, a questão da migração e o orçamento, que eu não sei o que jogar se eles o rejeitarem, mas continuaremos do mesmo jeito", acrescentou Salvini ao fazer uma avaliação do cenário de interesses italianos.   

O líder da Liga ainda afirmou que se sente "em casa na Rússia", o que não costuma acontecer em outros países europeus. Essa é mais uma expressão de simpatia pelo país. Há vários meses a Itália tenta conseguir da União Europeia se não uma retirada total das sanções pelo menos um relaxamento.

Campo obrigatório