Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump diz que EUA vão sair do acordo sobre armas nucleares com a Rússia

O presidente dos Estados Unidos acusa a Rússia de "violar o acordo há muitos anos"

Trump diz que EUA vão sair do acordo sobre armas nucleares com a Rússia
Notícias ao Minuto Brasil

06:50 - 21/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Declaração

Donald Trump anunciou neste sábado (19) que os Estados Unidos vão sair do acordo de não-proliferação nuclear com a Rússia, por violação do trato. O presidente norte-americano não esclareceu, no entanto, o que se refere a transgressão.

"A Rússia violado o acordo há muitos anos. Não vamos deixá-los violar um acordo nuclear e fazerem armas que não somos autorizados a fazer", disse, durante comício no Nevada, citado pela Associated Press.

O pacto (INF, sigla em inglês), feito em 1987, serve para proteger a segurança dos Estados Unidos e dos seus aliados europeus e do Extremo Oriente, proibindo os norte-americanos e os russos de possuírem, produzirem ou testarem mísseis balísticos e de cruzeiro, nucleares ou convencionais, cujo alcance estivesse entre 500 e 5.500 quilômetros.

+ Alemanha e França exigem mais explicações sobre morte de Khashoggi

O acordo tem restringido os norte-americanos de desenvolverem novo armamento, mas, segundo Trump, os Estados Unidos vão começar a fazê-las a menos que a Rússia e a China concordem em não possuir ou desenvolver armas também. A China não faz parte do pacto inicial, saliente-se.

"Teremos de desenvolver essas armas, a menos que a Rússia se junte a nós e a China se junte a nós e venham ter conosco a dizer para ficarmos 'espertos' e para nenhum de nós desenvolver esse armamento, mas se a Rússia o estiver a fazer e se a China o estiver a fazer, e estivermos a aderir ao acordo, isso é inaceitável", atirou.

Campo obrigatório