Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Israel prende governador palestino de Jerusalém

Ele deve comparecer em um tribunal israelita dentro de quatro dias

Israel prende governador palestino de Jerusalém
Notícias ao Minuto Brasil

16:06 - 21/10/18 por Lusa

Mundo Detenção

As autoridades de Israel prenderam o governador palestino de Jerusalém, Adnan Gheith, por crimes supostamente cometidos na Cisjordânia, que não foram especificados, anunciou a Organização de Libertação da Palestina (OLP). Gheith foi preso na noite desse sábado (20), no bairro de Beit Hanina, em Jerusalém Oriental. Ele deve comparecer em um tribunal israelita dentro de quatro dias, afirma o comunicado da OLP, citado pela AFP.

Segundo o "número dois" da OLP, Saeb Erekat, a detenção é "um novo passo contra a presença palestina em Jerusalém", e constitui uma violação da legislação israelita relativa às instituições palestinas na cidade.

"As ameaças às autoridades palestinas, a sua detenção, incluindo o sequestro do governador Gheith, fazem parte de um plano para minar as fundações de uma solução política de dois Estados segundo as fronteiras de 1967", traçadas antes da guerra árabo-israelita e da ocupação israelita da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental, afirma Erekat no mesmo comunicado.

+ Nº de mortos em descarrilhamento de trem em Taiwan sobe para 22

O Exército israelita absteve-se de comentar a detenção de Gheith. Questionado pela AFP, o porta-voz da Polícia, Micky Rosenfeld, limitou-se a confirmar a prisão de "duas pessoas" e "a abertura de uma investigação".

A OLP é liderada por Mahmoud Abbas, que também é responsável pelo Partido Fatah e pela Autoridade Palestiniana, principal interlocutor com os líderes estrangeiros. A organização foi representada em Jerusalém Oriental pela Casa do Oriente até ser fechada pelas autoridades israelitas em 2000. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório