Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Suspeito de enviar pacotes com explosivos pode pegar 58 anos

O FBI ainda afirmou que podem existir outros envelopes

Suspeito de enviar pacotes com explosivos pode pegar 58 anos
Notícias ao Minuto Brasil

07:25 - 27/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

Cesar Sayoc Jr., de 56 anos de idade, foi preso nesta sexta-feira (26) suspeito de enviar pacotes pacotes-bomba. A Polícia Federal norte-americana (FBI) indicou que ele foi acusado de cinco crimes federais e que pelo menos 13 explosivos analisados foram autenticados. Um deles, o que foi enviado para a congressista Maxine Waters, tinha uma impressão digital que pertencia a Sayoc. A corporação ainda afirmou que podem existir outros envelopes.

Christopher A. Wray, diretor do FBI, disse de que a chance de haver outros suspeitos é pequena, mas não foi descartada. "Acreditamos que apanhamos o responsável, mas temos consciência de que esta é uma investigação em aberto", indicou.

O procurador-geral dos Estados Unidos, Jeff Sessions, indicou, na abertura da coletiva, que Cesar Sayoc ´r acusado de cinco crimes federais, entre os quais ameaças a dois antigos presidentes dos Estados Unidos, e incorre numa pena que pode chegar aos 58 anos de prisão.

"Não vamos tolerar tamanha anarquia, em especial violência política", indicou Jeff Sessions.

Os cinco crimes federais de que Cesar Sayoc está acusado são: transporte de explosivos entre estados, envio ilegal de explosivos por correspondência, ameaças a antigos presidentes e outros, ameaça em comunicações interestaduais e agressão a agentes de autoridade federal.

Natural de Aventura, na Flórida, e funcionário de uma loja de conserto de automóveis, foi detido na manhã de hoje, em Plantation, no mesmo estado norte-americano, depois da polícia ter identificado positivamente DNA seu em pelo menos um dos envelopes, segundo indicaram fontes policiais à CNN.

Os meios de comunicação norte-americanos foram, entretanto, reunindo outras informações sobre o suspeito. Um dos fatos mais evidentes, dado que todos os alvos estavam ligados ao partido democrata e/ou eram críticos da administração Trump, é o fato de Sayoc estar registrado no partido republicano, confirmou Sarah Revell, uma porta-voz do departamento de estado da Flórida.

O detido também tem extensos antecedentes criminais. De acordo com um relatório policial obtido pela CNN, relativo a 2002, Sayoc ameaçou fazer explodir uma empresa e chegou a dizer que seria “pior que o 11 de Setembro”.

Nesta altura, foi acusado de ameaça para fazer explodir engenho explosivo. Sayoc confessou e foi condenado a um ano em liberdade condicional, o equivalente a pena suspensa. O seu registro criminal, no entanto, indica oito detenções, incluindo roubo, agressão, fraude, posse de droga e violação de liberdade condicional.

A polícia federal rebocou, esta sexta-feira de manhã, no local da detenção de Sayoc, uma carrinha branca, transportando-a para a sede da polícia federal em Miramar. O veículo tinha vários autocolantes referentes a Donald Trump, ao vice-presidente Mike Pence e um onde se lia “CNN Sucks” (“CNN não presta”). 

Campo obrigatório