Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Votação no exterior já foi encerrada em 71 países

De acordo com o TSE, o balanço se refere aos locais de votação, em geral as próprias embaixadas do Brasil, que estão à frente no fuso horário

Votação no exterior já foi encerrada em 71 países
Notícias ao Minuto Brasil

16:55 - 28/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Pleito

O período para brasileiros votarem no exterior terminou em 71 países até as 14h deste domingo (28), segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alguns dos primeiros locais onde termina a votação, devido ao fuso horário, são Nova Zelândia, Austrália, Japão, Coreia do Sul e China. Após a conclusão, é fixado na porta das salas o boletim de urna. Alguns eleitores fotografam esse boletim e divulgam nas redes sociais. No entanto, o TSE só informa os resultados oficiais quando a votação acaba no Brasil inteiro.

+ Mais de 6 mil brasileiros vão votar na Argentina neste segundo turno

Os 500 mil eleitores que estão aptos a votar fora do país em 99 nações votaram somente para presidente da República.Segundo o TSE, houve um crescimento de 41,38% dos eleitores que podem votar fora do País em relação a 2014.

Os brasileiros estão registrados para votar em 171 cidades estrangeiras, sendo que Boston e Miami, ambas nos Estados Unidos, concentram o maior número de eleitores: 35 mil e 34,3 mil, respectivamente. Em seguida, estão Tóquio, no Japão, com 26 mil eleitores, Londres, na Inglaterra, com 25,9 mil, e Nagoia, também no Japão, com 24,5 mil.

As cidades com menos eleitores brasileiros são Bamako, no Mali, e Lethen, na Guiana, com 1 eleitor cada, sendo seguidas por Cotonou, no Benin, Conacri, na República da Guiné, e Freetown, em Serra Leoa, com 2 eleitores em cada uma dessas cidades.

O resultado da votação no exterior será divulgado somente após o término da votação no Brasil.

Campo obrigatório