Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Indonésia: encontrados mais restos mortais de vítimas de tragédia aérea

De acordo com as autoridades, a última mensagem do voo JT 610 foi um pedido para regressar ao aeroporto de Jacarta

Indonésia: encontrados mais restos mortais de vítimas de tragédia aérea
Notícias ao Minuto Brasil

07:10 - 30/10/18 por Lusa

Mundo lion air

As equipes de socorro da Indonésia voltaram a encontrar restos mortais no local onde caiu um avião da Lion Air, nessa segunda-feira (29), que transportava 182 passageiros e sete tripulantes. O Boeing 737 MAX 8 desapareceu dos radares 13 minutos depois de ter decolado do aeroporto de Jacarta em direção a Sumatra.

De acordo com as autoridades, a última mensagem do voo JT 610 foi um pedido para regressar ao aeroporto da capital indonésia. Ontem, responsáveis pelas equipes de socorro afirmavam que "provavelmente" não há sobreviventes.

De acordo com a televisão indonésia Metro TV, dez sacos mortuários foram enviados para Jacarta, onde vão ser realizados testes de DNA para que seja estabelecida a identidade dos restos mortais encontrados no mar, até a momento.

As duas caixas pretas da aeronave ainda não foram encontradas pelos mergulhadores. O avião devia fazer a ligação entre Jacarta e Pangkal Pingang (Sumatra), um ponto de trânsito para turistas que tradicionalmente se deslocam depois para as praias de Belitung.

+ Atentado suicida na Tunísia deixa pelo menos 20 feridos

De acordo com a Lion Air, o Boeing estava a serviço da empresa de viagens de baixo custo desde o passado mês de agosto. O piloto e o copiloto tinham, juntos 11 mil horas de voo e haviam feito recentemente testes médicos e análises de despistagem de drogas.

Edward Sirait, dono da Lion Air, reconheceu, ontem, que a companhia procedeu a reparações no avião, em Bali, antes do último voo, mas não especificou a natureza da intervenção, acrescentando que se tratou de "um procedimento normal".

Segundo a BBC, que teve acesso ao relatório técnico do voo entre Bali e Jacarta, efetuado um dia antes da tragédia, foi verificada uma "falha de fiabilidade" em um instrumento de medida de velocidade e divergências nas medidas de altitude entre os aparelhos do piloto e do copiloto.

A companhia Lion Air ainda não comentou sobre o assunto, apesar dos pedidos de esclarecimento.

+ Vítima de acidente aéreo fez postagem horas antes nas redes sociais

A empresa construtura Boieng difundiu um comunicado em que afirma "um pesar profundo" e anunciou que está disposta a fornecer assistência técnica no quadro do inquérito sobre o acidente.

O fabricante norte-americano suspendeu a produção de 737 MAX no ano passado logo após a comercialização dos aparelhos evocando problemas nos motores.

A Lion Air é a principal companhia de baixo custo da indonésia e tinha anunciado em 2017 a compra de 50 Boeing 737 MAX. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório