Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Assessor de Trump elogia Bolsonaro: 'Sinal positivo'

John Bolton é conselheiro para Segurança Nacional dos EUA

Assessor de Trump elogia Bolsonaro: 'Sinal positivo'
Notícias ao Minuto Brasil

18:56 - 01/11/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Diplomacia

O conselheiro para Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, elogiou nesta quinta-feira (1º) a eleição de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil.   

Em discurso para exilados cubanos, venezuelanos e nicaraguenses em Miami, Bolton disse que as vitórias de "líderes afins" em "países-chave" são "sinais positivos para o futuro" da América Latina e "demonstram o crescimento do compromisso regional com princípios de livre mercado e uma governança aberta, transparente e responsável".   

No início desta semana, o presidente Donald Trump já havia declarado ter tido uma "conversa muito boa" com Bolsonaro e prometido cooperações nos setores militar e comercial. Bolton, no entanto, é o primeiro expoente da Casa Branca a elogiar o presidente eleito abertamente.   

+Brasil e UE assinam cooperação em gestão de serviços

América Latina - No mesmo discurso, o conselheiro para Segurança Nacional anunciou novas sanções contra a Venezuela. As restrições proíbem cidadãos e empresas dos EUA de se envolverem em negociações com a indústria do ouro venezuelana, acusada de financiar atividades ilícitas.   

O governo norte-americano diz que o presidente Nicolás Maduro exportou ilegalmente ao menos 21 toneladas métricas de ouro para a Turquia, com o objetivo de contornar sanções anteriores.    Bolton incluiu a Venezuela naquilo que chamou de "troika da tirania", com Cuba e Nicarágua.   

Ele ainda condenou as "forças destrutivas de opressão, socialismo e totalitarismo" representadas por esses três países.   

"Eleições livres e justas devem ser realizadas na Nicarágua, e a democracia deve ser restabelecida para o povo nicaraguense. Até lá, o regime da Nicarágua, assim como Venezuela e Cuba, sentirá o peso das robustas sanções da América", acrescentou. (ANSA)

Campo obrigatório