Meteorologia

  • 15 NOVEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Coreia do Norte ameaça retomar programa nuclear

País cobra derrubada de sanções econômicas dos Estados Unidos

Coreia do Norte ameaça retomar programa nuclear
Notícias ao Minuto Brasil

11:48 - 03/11/18 por ANSA

Mundo armas

A Coreia do Norte ameaçou neste sábado (3) retomar seu programa de armas nucleares caso os Estados Unidos não removam as sanções econômicas impostas ao país.

Em um comunicado, Kwon Jong-gun, diretor do Instituto para os Estudos Americanos, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores de Pyongyang, acusou Washington de não oferecer contrapartidas às medidas de abertura implantadas por Kim Jong-un.

+ Maduro acusa EUA de dificultar a importação de alimentos e medicamentos

A Coreia do Norte diz ter desmantelado por completo o centro de testes nucleares de Punggye-ri, mas um relatório publicado pelas Nações Unidas (ONU) em setembro aponta que o país continua desenvolvendo armas nucleares.

"Se os Estados Unidos mantiverem seu comportamento arrogante, a palavra 'byungjin' [desenvolvimento paralelo do setor nuclear e da economia] pode reaparecer", declarou Kwon. "Os Estados Unidos pensam que a política de sanções e pressões leva à desnuclearização, mas só podemos rir perante uma ideia tão insensata. A melhoria das relações e as sanções são incompatíveis", acrescentou.

A ameaça chega às vésperas de uma reunião em Nova York entre o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, com representantes de Pyongyang. Além da derrubada das sanções, a Coreia do Norte busca a declaração de fim de guerra com os EUA, o que a legitimaria plenamente na comunidade internacional.

Washington, por sua vez, avalia que o regime de Kim Jong-un não tomou ainda medidas consistentes para desmantelar seu programa nuclear de modo "completo, verificável e irreversível". (ANSA)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório