Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Battisti diz confiar nas instituições brasileiras

Italiano está ameaçado de extradição por Jair Bolsonaro

Battisti diz confiar nas instituições brasileiras
Notícias ao Minuto Brasil

16:10 - 04/11/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Extradição

O italiano Cesare Battisti afirmou que "confia" nas instituições brasileiras, em meio às promessas de extradição feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro.

Antes, durante e depois da campanha eleitoral, o capitão reformado prometeu restituir o ex-guerrilheiro à Itália, cujo ministro do Interior, Matteo Salvini, quer vir pessoalmente ao Brasil para buscá-lo.

+Acidente rodoviário na China deixa pelo menos 14 mortos e 27 feridos

"Reitero minha confiança nas instituições democráticas brasileiras, que desde que me encontro aqui garantiram o pleno funcionamento do Estado de direito. Estado de direito este que faltou em minha ex-pátria, a Itália", diz um comunicado de Battisti citado pela agência "EFE".

Assim como Bolsonaro, o governo de Michel Temer já decidiu extraditar o italiano, mas aguarda o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar se é possível reverter o asilo concedido por Luiz Inácio Lula da Silva em 2010.

Atualmente, Battisti permanece no Brasil graças a uma liminar do ministro Luiz Fux, mas não há ainda uma previsão para o caso ser julgado em plenário.

Ex-membro da guerrilha Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos e terrorismo. Ele diz ser alvo de perseguição política. (ANSA)

Campo obrigatório