Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Donald Trump demite secretário de Justiça um dia após eleição

Sessions entrou em confronto com o presidente em diversos momentos da gestão

Donald Trump demite secretário de Justiça um dia após eleição
Notícias ao Minuto Brasil

19:03 - 07/11/18 por Folhapress

Mundo EUA

O secretário de Justiça dos Estados Unidos, Jeff Sessions, anunciou nesta quarta-feira (7) que foi demitido do cargo pelo presidente Donald Trump.

A saída de Sessions, que entrou em confronto com o presidente em diversos momentos da gestão, acontece um dia após as eleições para o Congresso darem aos democratas maioria na Câmara dos Deputados, mas ampliarem o controle republicano no Senado. Trump já tinha ameaçado demitir de seu secretário diversas vezes, mas havia dúvidas se o Senado aprovaria um nome para sucedê-lo caso ele fosse demitido.

O resultado do pleito de terça (6), assim, facilita a troca, já que amplia a base do presidente, disse o jornal The New York Times. "Caro sr. Presidente, a seu pedido, estou apresentando minha demissão. O mais importante de meu tempo como secretário foi a restauração e fortalecimento da força da lei", disse Sessions, ex-senador pelo Alabama, em sua carta de demissão, que não tem data. 

+ Putin e Trump têm encontro 'rápido' em Paris no dia 11 de novembro

Matthew Whitaker, atual chefe de gabinete de Sessions, vai ocupar o cargo de forma interina até que um substituto seja indicado por Trump e aprovado pelo Senado. 

O presidente criticava Sessions por ele ter se declarado impedido de participar da investigação da interferência russa na eleição de 2016, indicando um subalterno para decidir sobre a questão. Trump defendia que o secretário devia ter feito o caso ser interrompido. Whitaker agora deverá ser o responsável por supervisionar a investigação da ação russa, que continuará sendo comandada pelo procurador especial Robert Mueller. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório