Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Explosão mata sete soldados e fere 25 na Turquia

O incidente ocorreu em uma base militar turca

Explosão mata sete soldados e fere 25 na Turquia
Notícias ao Minuto Brasil

14:13 - 10/11/18 por Lusa

Mundo Acidental

Sete soldados morreram e 25 ficaram feridos após uma explosão "acidental" nessa sexta-feira (9), na base militar no sudeste da Turquia, informou, neste sábado (10), o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. "De acordo com os últimos dados que recebemos, tivemos sete mártires na explosão de um depósito de munições em Hakkari e também 25 feridos", afirmou o chefe de Estado turco, em coletiva de imprensa em Ancara.

Anteriormente, em discurso na televisão, Erdogan tinha adiantado que o acidente tinha provocado quatro mortos e 20 feridos, sendo que quatro dos feridos eram graves e tinham sido retirados para Ancara.

+ Em clima de tensão, Trump e Macron se reúnem em Paris

Em comunicado, o Ministério da Defesa explicou que o "acidente" ocorreu "quando era disparado um tiro de arma pesada" na base militar de Süngü Tepe, província de Hakkari, perto das fronteiras com o Iraque e Irão.

Erdogan não esclareceu se os sete mortos correspondiam aos militares dados como desaparecidos no dia anterior, nem fez qualquer referência a isso.

O sudeste da Turquia, de maioria curda, confronta-se há várias décadas com uma rebelião do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que pretende o reforço dos direitos da população curda da Turquia e é considerado "terrorista" por Ancara e aliados ocidentais.

Os confrontos já provocaram perto de 40 mil mortos desde o início da rebelião armada, em 1984. A Turquia também bombardeia com regularidade as bases recuadas do PKK no norte do Iraque. Após uma breve trégua, os combates intensificaram-se a partir de 2015, comprometendo as esperanças de uma solução pacífica deste conflito. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório