Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Incêndio na Califórnia cresce e só 30% das chamas foram contidas

Ao menos mais 32,4 km² foram consumidos pelas chamas

Incêndio na Califórnia cresce e só 30% das chamas foram contidas
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 14/11/18 por Folhapress

Mundo Avassalador

As equipes de bombeiros enfrentaram dificuldades nesta terça-feira (13) para conter o incêndio florestal mais avassalador da história da Califórnia, nos EUA. Ao menos mais 32,4 km² foram consumidos pelas chamas.

O fogo Camp, cerca de 280 km ao norte de San Francisco, agora atinge 505,8 km², mais de quatro vezes o tamanho da cidade, segundo o Departamento de Silvicultura e Proteção ao Fogo da Califórnia.

As chamas do Camp deixaram 42 mortos, o maior número já registrado em um incêndio florestal no estado americano, e outros 288 desaparecidos. Mais de 7.600 casas e imóveis foram destruídos, também um número recorde.

A maioria dos danos está concentrada em Paradise, cidade de 27 mil habitantes praticamente destruída na última quinta-feira (8) apenas horas depois do início do incêndio.

Apenas 30% do incêndio foi apagado e a expectativa é que ele seja totalmente controlado apenas no fim do mês.

+ Reino Unido e Europa chegam a acordo técnico sobre Brexit

O progresso depende muito das condições climáticas e do vento, afirma a porta-voz dos bombeiros da Califórnia, Erica Bain. Até o fim da semana, ela espera que o índice chegue a 40% ou 45%.

"As coisas parecem muito melhor do que ontem, graças às condições do tempo", disse outro porta-voz dos bombeiros Scott McLean.

Nesta terça-feira, as equipes de combate ao fogo receberão um reforço de 150 pessoas.

O xerife do Condado de Butte, Kory Honea, pediu ainda três equipes móveis de legistas ao Exército dos EUA, além de uma equipe mortuária de desastre, unidades caninas para identificar cadáveres e três grupos de antropologistas forenses. O reforço servirá apara acelerar a busca por corpos, enquanto familiares ansiosos buscam desaparecidos em abrigos e hospitais.

Lisa Jordan dirigiu mais de mil quilômetros de Yakima, em Washington, em busca de seu tio Nick Clark e da mulher dele, Anne, que viviam na cidade. Anne Clark tem esclerose múltipla e não pode andar.

Jordan disse que ninguém soube informar se eles conseguiram fugir e nem confirmar se a casa deles foi uma das destruídas. "Eu continuo esperançosa", disse.

Uma das prioridades das equipes no local é montar um sistema de análise rápida de DNA para agilizar a identificação dos corpos. As chamas foram tão fortes que, em alguns casos, tudo que sobraram foram fragmentos de ossos.

No sul da Califórnia, duas pessoas morreram no incêndio Woolsey, que destruiu 435 estruturas e deslocou cerca de 200 mil pessoas perto da costa de Malibu, a oeste de Los Angeles.

O percentual do fogo Woolsey contido subiu de 30% nesta segunda-feira (12) para 35% nesta terça (13). Cerca de 8.700 bombeiros de 17 estados trabalham no combate às chamas.

Há ainda um terceiro foco, o incêndio Hill, de menor porte, que continua a atingir o condado de Ventura. A investigação da causa do incêndio aponta como causa mais provável linhas de energia defeituosas. Moradora da região, Betsy Ann Cowley disse ter sido notificada no dia anterior ao início do incêndio de que uma equipe iria verificar fiação que soltava faíscas. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório