Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Promotores americanos indiciaram Julian Assange em segredo, diz jornal

Em uma carta a um juiz que se tornou pública, o promotor federal adjunto Kellen S. Dwyer pediu que fosse mantido em segredo o caso de Assange

Promotores americanos indiciaram Julian Assange em segredo, diz jornal
Notícias ao Minuto Brasil

06:13 - 16/11/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Wikileaks

Promotores dos Estados Unidos indiciaram o fundadolr do WikiLeaks, o australiano Julian Assange, em um procedimento secreto que foi revelado por engano, segundo o jornal The Washington Post nesta sexta-feira.

Em uma carta a um juiz que se tornou pública, o promotor federal adjunto Kellen S. Dwyer pediu que fosse mantido em segredo o caso de Assange, "devido à sofisticação do acusado e à publicidade que lhe rodeia".

"É provável que nenhum outro procedimento mantenha confidencial o fato de que foi acusado", disse Dwyer, que defendeu que assim permaneça até que Assange eventualmente seja detido.

+ Trump vai visitar Califórnia e falar com afetados por incêndios

Não fica claro quais acusações pesam sobre Assange, embora no passado os Estados Unidos tenham estudado a possibilidade de indiciá-lo por conspiração, roubo de propriedade governamental e violação da Lei de Espionagem pelo grande vazamento do WikiLeaks em 2010.

Um dos advogados de Assange, Barry J. Pollack, disse ao Post que "a única coisa mais irresponsável que acusar alguém por publicar informação verídica seria pôr em um escrito público informação que claramente não estava destinada ao público e sem avisar Assange".

"Obviamente, não tenho nem ideia de se realmente lhe acusaram ou de que, mas a ideia de que se pode ser acusado por crimes federais por publicar informação verídica é um precedente perigoso", acrescentou.

O Equador acolheu Assange na sua embaixada em Londres em 2012 depois que o jornalista foi acusado na Suécia de uma agressão sexual.

Embora o caso na Suécia tenha sido arquivado, Assange segue recluso na legação por temor que sua saída provoque um pedido de extradição dos EUA e a sua imediata detenção. Com informações da Agência Brasil.

Campo obrigatório