Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Coreia do Norte tem nova arma de alta tecnologia, diz reportagem

Esta é a primeira vez que a Coreia do Norte efetua um teste de armamento desde que iniciou o processo de negociações sobre os programas nucleares e de mísseis, em abril

Coreia do Norte tem nova arma de alta tecnologia, diz reportagem
Notícias ao Minuto Brasil

06:21 - 16/11/18 por Lusa

Mundo Pyongyang

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, testou, com êxito, uma nova arma "de alta tecnologia", informou nesta sexta-feira (16)  um meio de comunicação da Coreia do Norte, segundo a agência noticiosa sul-coreana Yonhap. "Kim Jong-un fez o teste de uma nova arma tática de alta tecnologia na Academia Nacional de Ciência de Defesa", segundo aquele meio. 

Esta é a primeira vez que a Coreia do Norte efetua um teste de armamento desde que iniciou o processo de negociações sobre os programas nucleares e de mísseis, em abril.

"Kim Jong-un visitou a Academia de Ciência de Defesa e supervisionou os testes de uma nova arma tática ultramoderna", disse a KCNA.

Em abril, Pyongyang tinha anunciado a suspensão dos testes nucleares e de mísseis, o que resultou na realização de três encontros entre o líder norte-coreano e Presidente sul-coreano, Moon Jae-in. A última reunião entre os dois líderes realizou-se em setembro.

+ Trump vai visitar Califórnia e falar com afetados por incêndios

Na histórica cimeira de Singapura entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Kim, o líder norte-coreano prometeu trabalhar para uma "desnuclearização completa da península coreana".

As negociações, contudo, parecem ter regredido: na semana passada, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, adiou um encontro com um alto dirigente norte-coreano.

Pompeo ia se reunir, em Nova York, com Kim Yong-chol, para discutir os progressos no desarmamento norte-coreano e preparar uma nova cimeira entre Trump e Kim.

A manutenção das sanções econômicas contra a Coreia do Norte levou Pyongyang a ameaçar, na passada sexta-feira, que podia reativar uma política de Estado dirigida a fortalecer arsenal nuclear.

Apesar de um aparente agravamento da situação nas últimas semanas, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, reiterou na quinta-feira que a segunda cimeira entre Trump e Kim deverá acontecer no início do próximo ano.

O vice-presidente norte-americano declarou ainda que Washington está a trabalhar muito de perto com a Coreia do Sul e que respeita as conversações que Seul mantém com Pyongyang. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório