Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

ARA San Juan: veja quem eram os tripulantes do submarino argentino

Estes são alguns dos 44 tripulantes do submarino ARA San Juan, que sumiu no 15 de novembro do ano passado e encontrado nessa sexta-feira (16)

ARA San Juan: veja quem eram os tripulantes do submarino argentino
Notícias ao Minuto Brasil

10:16 - 17/11/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vítima

A primeira mulher a ser oficial de um submarino, um oficial naval que planejava se casar em dezembro de 2017 - um mês depois do desaparecimento - e um comandante experiente. Estes são alguns dos 44 tripulantes do submarino ARA San Juan, que sumiu no 15 de novembro do ano passado e foi encontrado nessa sexta-feira (16). As informações são do G1.

Eliana Maria Krawczyk

Nascida na província de Misiones, perto das fronteiras com o Paraguai e o Brasil, a tenente Eliana Maria Krawczyk, 35, a primeira oficial de submarino da América Latina, era a terceira na linha de comando da embarcação e a responsável pelo arsenal de 22 torpedos do ARA San Juan. 

+ Tempestade de neve em Nova York deixa mortos e 400 mil sem energia

Notícias ao Minuto

Pedro Martin Fernandez

Era o comandante do ARA San Juan desde 2015. Casado e com três filhos adolescentes, ele flertou com a ideia de se tornar um professor antes de se juntar à Marinha. Em duas décadas de missões e programas de treinamento, ele viajou pelo mundo. Com 45 anos, viveu durante uma década em Mar del Plata, porto de origem dos dois submarinos operacionais da Marinha: o San Juan e o Salta. 

Notícias ao Minuto

Fernando Santilli

Fernando Santilli, 35, tornou-se marinheiro há três anos. Ele deixou a província de Mendoza para cursar engenharia. Na época do desaparecimento, a esposa dele, Jessica Gopar, postou uma carta no Facebook afirmando que cada dia de espera "é um pouco mais difícil. Há momentos de esperança, outros de grande sofrimento. Você não pode imaginar quantas pessoas estão orando por você". Ela ainda pediu ao marido para que ele "faça o impossível e volte à superfície. Você tem 44 vidas nas suas mãos. Estou esperando meu amor. Até logo".

Notícias ao Minuto

Alberto Ramiro Arjona

Aos 32 anos, Alberto, que deixou duas filhas e esposa, era cabo principal. Nasceu em Salta, no noroeste argentino. Ele também vivia com sua família em Mar del Plata há dez anos.

Alejandro Damián Tagliapietra

O tenente era conhecido como "Lucho". Em entrevista na Base Naval de Mar del Plata, o pai dele disse estar arrasado e querer a verdade. 

Fernando Ariel Mendoza

Nascido na província argentina de Concordia, no Nordeste do país, começou sua carreira em uma escola técnica e vivia em Mar del Plata.

Notícias ao Minuto

Hernán Ramón Rodríguez

Chefe de maquinário do ARA San Juan, trabalhava no navio havia nove anos. Natural de General Alvear, em Mendonza, era casado.

Federico Alejandro Alcaraz Coria

Frederico tinha 27 anos e era maquinista do submarino havia um ano. Era um dos tripulantes mais jovens grupo. Nasceuna cidade de El Volcán, na província de San Luis, na região central do país.

Mario Armando Toconas Oriundo

Mario Armando Toconas Oriundo, 36, estava há 13 anos na Marinha da Argentina. Nascido na província da Patagônia, ele foi morar em Mar del Plata. Ele deixou um filho de 8 anos e a companheira dele, na época, estava grávida de quatro meses. 

Notícias ao Minuto

Sérgio Antônio Cuellar

Sérgio era natural de Salvador Mazza, em Pocitos. Tinha a patente de cabo principal e ocupava o posto de eletricista. Era casado com María Laura e pai de um menino.

Luis Esteban Garcia

Natural da província de Tucumã, vivia em San martín. Era casado e tinha dois filhos pequenos.

Jorge Ignacio Bergallo

Residente de Mar del Plata, Bergallo tinha uma filha. Seu pai, Jorge Bergallo, foi comandante do submarino ARA San Juan. 

Notícias ao Minuto

Fernando Vicente Villareal

Tenente, Villareal nasceu na província de Ushuaia onde cresceu e iniciou sua carreira militar. Vivia em Mar del Plata com sua esposa e filho.

Roberto Daniel Medina

Oriundo de Atocha, na província de Salta, mudou-se para Buenos Aires. Em seguida, alistou-se nas Forças Armadas e, desde então, vivia com a mulher e os dois filhos em Mar del Plata.

Renzo Martin Silva

O tenente Renzo Martin Silva, de 32 anos, fazia parte da Marinha desde os 18 anos de idade. Ele cresceu aos pés da Cordilheira dos Andres, na província de San Juan. Tinha planos de se casar com a namorada, a tenente Maria Eugenia Ulivarri Rodi, em 2018.

Notícias ao Minuto

Diego Manuel Wagner

Tinhas 38 anos, era casado e tinha três filhos. Natural de Olavarría, vivia em Mar del Plata com a famíia.

 Víctor Andrés Maroli

Natural de Córdoba, Maroli tinha 37 anos e entrou para a Marinha em 2002. Além disso, era formado em Recursos Humanos.

Franco Espinoza

Integrante da tripulação havia cinco anos. Nasceu na província de Jujuy, vivia em Mar del Plata, onde iniciou os estudos para iniciar carreira como tripulante. 

Jorge Luis Mealla

Também natural de Jujuy, vivia em Mar del Plata havia cinco anos. Após encerrar os trabalhos na atual expedição, tinha planos de voltar à cidade natal para passar as festas di final de ano com a família.

Adrián Meoqui

Com 32 anos, trabalhava como tenente do navio, de acordo com o "Clarín". Era casado com Micaela Velasco, com quem tinha dois filhos.

Javier Gallardo 

Tinha 47 anos e era o suboficial principal. Morava em Mar del Plata com a família. 

Notícias ao Minuto

Walter Real 

Primeiro suboficial da embarcação, Walter tinha 43 anos, pai de um menino, ingressou aos 17 anos na Escola de Mecânica da Armada. Foi transferido para Punta Alta por ser apaixonado pela ideia de ser tripulante de um submarino. 

Cayetano Vargas

Segundo suboficial, Caetano era de Angaco, província de San Juan, mas vivia há muitos anos em Mar del Plata. Ele deixou esposa e dois filhos. 

Celso Vallejos 

Celso ocupava o posto de segundo suboficial do submarino. Era casado com Paola Costantini e tinha três filhos.

Hugo Herrera

Segundo suboficial da embarcação, Hugo tinha 39 anos e integrava a divisão de controle de tiro do submarino. Era natural de Palpalá, mas morava em Mar del Plata. 

Víctor Enríquez

Natural de Las Margaritas, em Salta, ocupava o posto de segundo suboficial do submarino. Víctor tinha 37 anos, era casado e pai de duas meninas. Uma de 5 e outra de 11 anos.

Notícias ao Minuto

Víctor Coronel

Vitor era enfermeiro na embarcação

Ricardo Alfaro Rodríguez

Trabalhava no submarino há quatro anos e ocupava o posto na cozinha da embarcação. Nasceu em San Juan e vivia com sua mulher e o filho em Mar del Plata. 

 Daniel Fernández 

Ocupava o posto de segundo suboficial e morava em Mar del Plata junto com sua mulher, Natália. Daniel era pai de duas meninas: Sofia, de 3 anos, e Isabella, de 5.

 Luis Leiva

Nascido em San Juan, tinha 38 anos e sonhava em trabalhar em um submarino desde a infância. Por isso, aos 14 se transferiu para Mar del Plata para fazer parte da Armada. Já havia integrado a tripulação de outras embarcações. Na maioria das expedições, era o cozinheiro do grupo.

Jorge Monzón

Jorge era o cabo principal da embarcação. Casado com Jaqueline, era pai de uma menina.

Jorge Valdez

Jorge tinha 33 anos e ocupava o posto de Cabo principal. 

Cristian Ibáñez

Integrava a equipe que comandava o radar do submarino. 

Franco Espinoza

Integrava a tripulação do submarino havia cinco anos. 

Jorge Ortiz

Nascido em Posadas, era o mais velho de três irmãos. Jorge era casado com Griselda e pai de Thiago. No submarino, trabalhava no setor elétrico e de motores.

Notícias ao Minuto

Hugo Aramayo

Hugo nasceu em Jujuy, tinha 33 anos e em 2011 participou da viagem de instrução dos aspirantes da Marinha.

Luis Nolasco

Nascido em Salta, deixou sua terra natal em 2007 para ingressar a Armada Argentina. Vivia em Miramar e tinha duas filhas. Na embarcação, exercia a função de técnico eletricista. 

David Melián

David nasceu em El Bobadal, em Santiago del Estero, mas vivia em mar del Plata. Tinha oito irmãos e estava na Armada Argentina desde os 22 anos. Estava com 30 anos quando ingressou na embarcação.

Germán Suárez

Germán tinha 40 anos e era Cabo principal. Trabalhou no complexo naval Tandanor entre 2008 e 2014. Natural de Santa Fe, era casado com Itatí Leguizamón.

Daniel Polo

Nasceu em Jujuy, mas vivia em Mar del Plata. Era casado com Verónica Lazarte e tinha três filhas. Daniel era Cabo principal.

Leandro Cisneros

Tinha 28 anos e integrava a Marinha Argentina há sete anos. Havia se casado recentemente com Marisa, integrante da Armada Argentina. Leandro se especializou em imersão para poder integrar a tripulação do ARA San Juan. Já havia realizado diversas viagens no submarino.

Luis Niz

Tinha 28 anos e era de Capilla del Señor, província de Buenos Aires. Era mecânico de sistemas.

Aníbal Tolaba

Anibal era natural de Jujuy e tinha o cargo de Primeiro Cabo de Operações.

Enrique Castillo

Enrique era Cabo e morava em Mar del Plata junto a sua mulher, Anabela Aguirre. Era pai de uma menina.

Campo obrigatório