Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Papa pede que espaço para mulheres seja ampliado na Igreja

Declaração foi dada durante entrega do prêmio Ratzinger

Papa pede que espaço para mulheres seja ampliado na Igreja
Notícias ao Minuto Brasil

08:26 - 17/11/18 por Ansa

Mundo Pontífice

O papa Francisco pediu nesse sábado (17), durante a cerimônia de entrega dos prêmios Joseph Ratzinger, que a presença das mulheres seja ampliada "nos diferentes campos de responsabilidade da vida da Igreja em particular, e não só no campo cultural".

A declaração foi dada na entrega da premiação da Fundação Vaticana, que tem o nome do papa Emérito Bento XVI, à teóloga Marianne Schlosser. "Estou muito contente que o prêmio para a pesquisa e ensino da teologia foi atribuído a uma mulher", disse. O líder da Igreja Católica ainda afirmou que "é muito importante que a contribuição das mulheres no campo da pesquisa teológica científica e do ensino da teologia, por muito tempo considerados como territórios quase exclusivos do clero, seja reconhecida cada vez mais".

+ ARA San Juan: veja quem eram os tripulantes do submarino argentino

Para Jorge Mario Bergoglio, é necessário "encontrar um espaço mais amplo, coerente com o crescimento da presença feminina nos vários campos de responsabilidade da vida da Igreja em particular, e não apenas no campo cultural".

"Desde que Paulo VI proclamou Teresa de Ávila e Catarina de Siena doutoras da Igreja, não há mais dúvidas de que as mulheres podem alcançar os mais altos picos na inteligência da fé", acrescentou. Na cerimônia, o Pontífice ainda concedeu o prêmio Ratzinger ao arquiteto Mario Botta, que tem como valor acreditar que "a arquitetura deve ter um fim ético e não estético". (ANSA)

Campo obrigatório