Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Acordo de Brexit teve 'amplo apoio' dos países-membros da UE

As declarações foram dadas após a reunião dos 27 embaixadores em Bruxelas

Acordo de Brexit teve 'amplo apoio' dos países-membros da UE
Notícias ao Minuto Brasil

18:11 - 18/11/18 por ANSA

Mundo Cúpula

Os 27 países-membros da União Europeia deram "amplo apoio" ao texto do acordo sobre o Brexit, pronto para aprovação na próxima segunda-feira(19), disseram fontes diplomáticas europeias à ANSA neste domingo(18).

As declarações foram dadas após a reunião dos 27 embaixadores em Bruxelas. O único ponto do texto que ainda está aberto é aquele relacionado à eventual extensão do período de transição, que ainda é indicado como "20XX". Os embaixadores não trabalharam com cenários alternativos dependentes de eventuais desenvolvimentos políticos no Reino Unido.

+ Paraguai troca comando da polícia após morte em cela de brasileiro

"Não se trabalha em um plano B, porque Bruxelas não quer criar maior insegurança e não podemos influenciar a situação em Londres", explicou uma fonte. Para a eventual extensão do período de transição, espera-se entender, juntamente com o governo de Theresa May, que, além de 31 de dezembro de 2020, os britânicos podem encontrar uma solução definitiva para a fronteira irlandesa.

O nó também está ligado às taxas que o Reino Unido deve pagar ao orçamento da UE (2021-2027) se prolongar a transição. Segundo a fonte, a declaração política sobre as futuras relações bilaterais não tem modificações substanciais em seus principais elementos, embora estes permaneçam genéricos (cooperação em segurança, clima, política externa, comércio) e serão desenvolvidos posteriormente. "O texto final terá 20 páginas e será publicado na terça-feira (20)", disse.

A UE prossegue para "completar todos os passos necessários de sua parte" para chegar à cúpula do próximo domingo com chefes de Estado e de Governo. (ANSA)

Campo obrigatório