Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Coreia do Norte remove dez postos de guarda fronteiriços

Na semana passada, a Coreia do Norte retirou 636 minas antipessoais na fronteira com a Coreia do Sul

Coreia do Norte remove dez postos de guarda fronteiriços
Notícias ao Minuto Brasil

08:08 - 20/11/18 por Lusa

Mundo Diplomacia

O Ministério da Defesa informou que os seus militares confirmaram a remoção, nesta terça-feira (20), de dez postos de guarda norte-coreanos. A pasta também destacou que a Coreia do Norte informou o Sul dos seus planos com antecedência.

Na semana passada, a Coreia do Norte retirou 636 minas antipessoais na fronteira com a Coreia do Sul, no âmbito de uma operação acordada entre Seul e Pyongyang em setembro.

+ Um morre e três ficam feridos durante tiroteio em Denver, nos EUA

A Coreia do Sul dispunha de 60 postos na Zona Desmilitarizada (DMZ na sigla em inglês) e alguns postos militares remotos, enquanto a Coreia do Norte tinha mais de 160 desses postos, segundo dados divulgados pelo ministério da Defesa da Coreia do Sul.

As duas Coreias acordaram destruir até o fim de novembro 11 postos de guarda ao longo da sua fronteira comum, com o objetivo potencial de retirar mais tarde todos os outros, anunciaram altos responsáveis militares.

O acordo concluído entre generais do Norte e do Sul se insere na melhoria de relações entre os dois países que tem vindo a ocorrer desde janeiro, após dois anos de subida de tensão devido aos programas nucleares e balísticos de Pyongyang.

Durante a sua terceira cimeira, em setembro, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o dirigente norte-coreano, Kim Jong-un, se comprometeram a tomar medidas para reduzir as tensões ao longo da sua fronteira.

As duas Coreias estão ainda tecnicamente em guerra, dado o conflito de 1950-195353 ter terminado com um armistício e não com um acordo de paz. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório