Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quase 85 mil crianças morreram de fome em meio a guerra civil no Iêmen

Estimativa é do grupo de ajuda humanitária Save The Children

Quase 85 mil crianças morreram de fome em meio a guerra civil no Iêmen
Notícias ao Minuto Brasil

13:19 - 21/11/18 por Folhapress

Mundo Estudo

Cerca de 85 mil crianças com menos de cinco anos de idade morreram de fome no Iêmen nos últimos três anos, desde o início da guerra civil no país. A estimativa é do grupo de ajuda humanitária Save The Children, que divulgou estudo nesta quarta-feira (21).

Em projeção conservadora, a pesquisa indica a morte de 84.701 crianças por desnutrição entre abril de 2015 e outubro deste ano.

O conflito iemenita opõe apoiadores do presidente Abd Rabbuh Mansur Hadi e rebeldes houthi. A crise alimentícia no país ainda é agravada pelo bloqueio comercial liderado pela Arábia Saudita, que apoia o governo local.

+ Carros pegam fogo na ponte que liga Nova York ao Brooklyn; veja

A ONU (Organização das Nações Unidas) calcula que 14 milhões de pessoas no país vivem sob risco de fome, no que é considerada a maior crise humanitária global em curso.

Segundo a Save The Children, o conflito e as sanções impostas pela coalizão saudita reduziram em mais de 55 mil toneladas métricas ao mês as importações de alimentos através do porto de Hodeida, por onde o país importa 70% de sua comida e ajuda humanitária.

Desde o início da guerra, a ONG afirmou ter fornecido alimentos para 140 mil crianças e ter tratado mais de 78 mil com desnutrição. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório